VGBL ou PGBL: como são os planos de previdência privada?

VGBL ou PGBL: como são os planos de previdência privada?

4 minutos de leitura

Planos de previdência privada são boas opções para quem quer garantir um reforço no orçamento dos anos vindouros. Podendo ser adicional ao benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A dúvida, entretanto, costuma ser a respeito das diferenças entre as modalidades: VGBL ou PGBL, como diferenciar e qual escolher?

VGBL ou PGBL?

Os dois são planos por sobrevivência, como explica o site da Superintendência de Seguros Privados (Susep). O chamado VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) é classificado como seguro de pessoa. Enquanto o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) é de previdência complementar.

Ambos os planos de previdência possuem dois momentos. Uma fase de acumulação de recursos, também conhecido como período de diferimento, e uma segunda etapa na qual os contratantes podem receber a renda investida.

Tributação dos planos de previdência

Ao pensar sobre VGBL ou PGBL, é importante lembrar do tratamento tributário que cada um recebe, pois esse é o principal divisor entre os planos. Para os dois, o imposto de renda incide só no momento do resgate do valor investido ou no recebimento da renda. A diferença está no fato de o imposto de renda ser cobrado, no VGBL, apenas sobre os rendimentos. Enquanto que no PGBL o IR incide sobre o montante total a ser resgatado ou recebido como renda.

Os valores pagos a planos VGBL não podem ser deduzidos na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, então essa modalidade é mais indicada a consumidores que declaram o IR pelo modelo simplificado ou a quem ultrapassa o limite de 12% da renda bruta anual para dedução de prêmios e quer contratar um plano complementar de renda.

Para os participantes do PGBL, o mais adequado é declarar o IRPF com o modelo completo e deduzir as contribuições do ano-calendário, dentro do limite máximo de 12% de sua renda bruta anual.

Previdência privada aberta ou fechada?

Há dois formatos de previdência privada: o aberto e o fechado. O que muda entre eles é que na modalidade aberta os planos são comercializados por bancos ou seguradoras. Podendo ser adquiridos por pessoas físicas ou jurídicas, e o órgão responsável pela fiscalização é a Susep.

Na previdência privada fechada ou fundos de pensão, os planos são criados por empresas para o benefício de seus empregados, sem venda liberada para quem não seja funcionário da pessoa jurídica contratante. A responsabilidade de fiscalizar esse formato é da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social.

Benefício Definido, Contribuição Definida ou Contribuição Variável?

Segundo a Susep, planos com Benefício Definido são aqueles em que o valor do benefício contratado é estabelecido com antecedência, na proposta de inscrição.

Nos planos de Contribuição Definida não há predeterminação de valor do benefício no regulamento. E sim a definição do valor da contribuição em percentagem salarial. O benefício a ser recebido será de acordo com os valores da contribuição e sua capitalização.

Já os planos de Contribuição Variável apresentam a conjugação das modalidades Benefício Definido e Contribuição Definida. Por isso, também podem ser chamados de plano misto.

Carregamento

Carregamento é o valor direcionado a cobrir as despesas administrativas e de comercialização dos planos. A quantia pode ser cobrada tanto no pagamento da contribuição – exclusivamente sobre o valor pago –, e/ou no momento do resgate ou em caso de portabilidade. Nesses casos, incidindo sobre o valor do resgate ou dos recursos portados.

Para planos com Contribuição Variável, a instituição contratada pode cobrar até 10% da contribuição. Em planos de Benefício Definido, o teto do carregamento é de 30%. É importante avaliar o carregamento que será cobrado antes de contratar o plano de previdência. Uma vez que esse valor não retorna ao consumidor como benefício.

Ainda possuí dúvidas para optar por VGBL ou PGBL? Entre em contato com nossa Consultoria Societária e Patrimonial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *