Para explicar o que são os treinamentos In Company, é preciso antes reforçar a importância de as empresas treinarem suas equipes. Afinal, o capital humano – composto pelos colaboradores de todas as hierarquias – é um dos principais ativos das organizações e uma das bases de qualquer bom negócio.
É por meio de uma equipe atualizada e com competências bem desenvolvidas que as companhias são capazes de implementar processos inovadores, fidelizar os clientes atuais e conquistar novos com mais facilidade, além de explorar outros mercados com mais propriedade. Cada vez mais em foco, o desenvolvimento do capital humano tem sido encarado de forma estratégica nas corporações.
Além de possibilitar resultados melhores, os treinamentos direcionados aos funcionários funcionam como ações motivadoras e contribuem na atração e retenção de talentos. Como você pode perceber, investir em capital humano tem grande importância em um mercado altamente competitivo.
Assim, empresas são resultados de pessoas e, por isso, é tão importante investir na formação de um time de sucesso. Neste artigo vamos detalhar o que são os treinamentos In Company e por que contratá-los pode fazer toda a diferença entre o êxito e o fracasso de uma organização. Acompanhe!
Os treinamentos In Company
Os cursos In Company são treinamentos ministrados dentro da própria empresa. São especialmente elaborados para atender às necessidades dos colaboradores e da própria organização. Por isso, os conteúdos são apresentados visando a enriquecer e aperfeiçoar as atividades diárias dos colaboradores, para que a aplicação do conhecimento adquirido seja simplificada.
Segundo especialistas, esse processo ocorre com mais facilidade nessa modalidade de ensino, justamente por ser desenvolvido no próprio local de trabalho.
Geralmente, são realizados por uma instituição especializada em educação corporativa que trabalha em parceria com a empresa para desenvolver as melhores soluções em educação que atendam às demandas estratégicas da companhia.
Essa modalidade de ensino corporativo tem sido cada vez mais requisitada por organizações de todos os portes e segmentos. Isso se justifica por ela apresentar diversas vantagens sobre qualquer outro tipo de capacitação para colaboradores e também por já ter se provado bastante eficiente quanto ao aumento da produtividade e do engajamento.
Com o avanço da tecnologia, também surgiram os treinamentos In Company a distância, que seguem a mesma lógica de customização, com a diferença de que quem ministra o curso não está presente na corporação, ou seja, ele é transmitido pela internet.
As principais vantagens desse treinamento
Nesse sentido, listamos de forma mais detalhada quais são esses benefícios e o que trazem de retorno à entidade. Confira.
Conteúdo focado
Como a educação corporativa é dedicada a uma determinada empresa, o primeiro grande benefício é que o conteúdo pode ser personalizado para a realidade dos participantes, tornando a assimilação do conhecimento menos complexa e contemplando as necessidades do negócio.
Cada corporação tem sua própria política, filosofia, estruturação e metas, assim como os empreendimentos estão inseridos em diferentes segmentos, características que levam à necessidade de configurações próprias. Sendo assim, nem sempre realizar um curso tradicional – como por exemplo, um de curta duração ou uma especialização – faz com que um colaborador consiga contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento da organização.
Comprovadamente, surte mais efeito quando os trabalhadores de uma mesma empresa participam de capacitações voltadas para as necessidades específicas da companhia, uma vez que isso favorece o desenvolvimento das competências e das atitudes demandadas, facilitando sua aplicação no dia a dia dos profissionais.
Essa customização é o principal foco dos cursos In Company. Sem contar que esse tipo de qualificação é ideal para a resolução de problemas técnicos e administrativos, que podem ser ou ainda se tornarem verdadeiros obstáculos no processo produtivo. Inclusive, dependendo da duração, as dúvidas que nascem na rotina dos empregados podem ser trabalhadas enquanto o treinamento é realizado.
Dessa forma, um treinamento In Company encomendado de acordo com as demandas da companhia será elaborado pela instituição de ensino corporativo com conteúdos personalizados, que atendam pontualmente às suas necessidades – técnicas gerenciais, de relacionamento interpessoal, motivacionais entre outros.
Esse tratamento permite alcançar os resultados esperados pela corporação, no que se refere às exigências de atualização e aprimoramento de competências e habilidades dos profissionais de suas equipes, então identificadas.
Otimização do tempo
Um grande desafio enfrentado pelas companhias para promover a capacitação de seus trabalhadores é encontrar tempo para isso sem prejudicar a cadeia produtiva. Ou seja, sem interferir na rotina de trabalho e sem ocupar o tempo livre dos profissionais envolvidos.
Treinamentos In Company surgem como uma solução para esse conflito. Em razão do fornecimento do espaço para a realização dos cursos e a atenção exclusiva do instrutor para seus funcionários, as corporações podem negociar mais facilmente datas e horários para realização das aulas.
Com a devida organização – seja dentro, seja fora do expediente de trabalho – a entidade define os horários de forma que a capacitação não atrapalhe as atividades habituais dos profissionais que participarão. Assim, são preservados os serviços cotidianos prestados, não havendo interferência no funcionamento da empresa e reduzindo as ausências provocadas por cursos externos.
Para tanto, podem ser adotadas diversas estratégias, como a adequação temporária do horário de expediente e a criação de diferentes turmas, por exemplo, a depender do número de participantes do curso. Essa flexibilidade é extremamente vantajosa tanto para a corporação quanto para o trabalhador, pois muitas vezes os profissionais deixam de se capacitar por falta de tempo e pela necessidade de longos deslocamentos.
Maior compromisso
Não é raro ouvir reclamações de empresas que custearam treinamentos externos para seus colaboradores e contabilizaram índices consideráveis de ausência nas aulas. Nesse caso, ao disponibilizar a educação corporativa dentro de suas dependências, as companhias se beneficiam com um maior compromisso por parte dos profissionais, que não serão mais expostos à falta de estímulo causada pelos traslados até o local em que serão ministrados.
A corporação tem a certeza de que haverá comparecimento e também engajamento dos profissionais. Isso porque pesquisas feitas com colaboradores que participaram de treinamentos In Company mostram que esse tipo de curso tem um alto índice de aceitação.
Eles consideram que essa capacitação oferecida pela entidade agrega muito mais valor às atividades desenvolvidas em suas funções, pois possibilita melhor utilização e maior aproveitamento do seu potencial, fazendo com que conheçam melhor a organização como um todo e utilizando mais a sua criatividade para atingir os objetivos empresariais.
Aumento da motivação
Outro benefício de receber uma capacitação de qualidade – e para o qual os trabalhadores não precisarão gastar tempo no trânsito – é a potencialização do valor agregado do ensino para o profissional. Isso aumenta o reconhecimento por parte do colaborador e proporciona a ele um sentimento maior de valorização em relação à empresa. O resultado dessa equação é a maximização da motivação dos profissionais.
Além disso, cursos externos são mais onerosos, e dificultam que a corporação envie muitos profissionais de uma única vez. Com os treinamentos In Company é possível estabelecer um aprendizado em conjunto, por meio do qual todos os funcionários recebem a mesma informação, podendo suscitar debates e desenvolver estratégias juntos, o que contribui para a motivação de toda a equipe.
Redução de custos
Por fim, um excelente benefício é a redução de custos. Ao customizar os cursos, as empresas conseguem criar grades de conteúdo que atendam às suas necessidades. Dessa forma, conseguem envolver um maior número de profissionais e estabelecer cronogramas que não atrapalhem suas operações.
Alguns gestores podem até pensar que cursos personalizados para suas organizações demandam investimentos maiores. Contudo, a conta é muito simples: como as instituições responsáveis não terão o ônus do espaço de realização, e ainda costumam comercializar o treinamento em forma de pacotes conforme a quantidade de participantes, o valor por aluno é reduzido em comparação à contratação individual.
Quando são bem planejados e executados, os cursos In Company podem significar uma otimização de investimento e ajudar a reduzir consideravelmente os custos globais com a educação corporativa. Para se ter ideia, geralmente, essa redução de custos significa uma economia que gira em torno de 30% a 40%. Portanto, trata-se de um excelente negócio para as empresas!
A melhor forma de investir no capital humano
Como você pode perceber, os treinamentos In Company configuram uma excelente forma de investir no capital humano de uma empresa. Como a variedade de capacitações é bastante considerável, é possível trabalhar os diversos setores e hierarquias de uma organização.
Atualmente, os treinamentos que estão em voga são os chamados coaching. Essa é uma metodologia que visa principalmente ao desenvolvimento de competências gerenciais e empreendedoras. É por meio dela que as corporações estão ganhando um diferencial competitivo capaz de apresentar resultados rápidos e extraordinários no desempenho e produtividade dos profissionais.
O coaching é atualmente a mais poderosa metodologia de liderança e gestão de pessoas que existe, pois, além de promover o desenvolvimento de pessoas e entidades, tem a alta performance como objetivo. Portanto, seus resultados podem acrescentar muito para a companhia e para os colaboradores.
Esses treinamentos buscam assegurar a longevidade sustentável da corporação por meio de formação de líderes que estimulem a cultura da inovação entre os seus liderados, tirando-os do comodismo.
O que um treinamento In Company precisa oferecer para ser considerado bom
Os treinamentos In Company devem unir teoria e prática e preparar os profissionais para enfrentar desafios na rotina diária, dando-lhes percepção objetiva da necessidade de combinar fundamentos teóricos que precisam ser aplicados na prática.
Além disso, a instituição de educação corporativa deve seguir alguns passos básicos para oferecer uma boa capacitação e alcançar os resultados esperados pela empresa. Vejamos quais são:
1. Entender o negócio da companhia
Nesse primeiro passo, é preciso realizar um mapeamento para entender e compreender as especificidades do negócio e as características da organização (porte, segmento, política, cultura, valores, missão, visão etc.) bem como suas dificuldades e necessidades.
2. Elaborar e apresentar o programa de treinamento
Depois de entender as especificidades do negócio e identificar as reais necessidades da empresa, é o momento de elaborar o programa de treinamento com o conteúdo personalizado para atender às necessidades pontuais da organização.
3. Executar o programa
Esse é o momento em que o curso é ministrado na prática, obedecendo a todo conteúdo previamente elaborado e aprovado pela companhia.
4. Mensurar os resultados
Depois de finalizado o programa, é o momento de avaliar o desempenho obtido junto aos participantes e à empresa, analisando se os objetivos propostos foram alcançados, uma vez que os conhecimentos adquiridos têm aplicação direta e os resultados podem ser percebidos em curto prazo.
A importância de escolher uma instituição confiável
Houve um aumento considerável da demanda por treinamentos desse formato pelo meio corporativo, principalmente a partir dos anos 2000. Com isso, multiplicaram-se as instituições que oferecem cursos nessa modalidade, mas como em qualquer segmento do mercado, existem instituições sérias e instituições não tão comprometidas.
Sua empresa precisa ser criteriosa na escolha do curso e da instituição que ofertará esse tipo de capacitação. Além de a instituição selecionada conviver um determinado período com seus colaboradores em suas próprias dependências, ela poderá ter acesso a um conhecimento mais aprofundado de seus processos internos e até obter informações importantes por meio do relacionamento com seus profissionais.
Por isso, é preciso avaliar bem as instituições de educação corporativa e não deixar se levar por algumas promessas de publicidade bem-feitas. Uma instituição comprometida tem sua base consolidada em uma experiência de mercado, com foco em conhecimento e estratégias para aprimorar o gerenciamento de equipes e organizações e, sobretudo, conta com profissionais especializados e altamente qualificados.
É o caso da BLB Brasil Escola de Negócios, que atua com cursos e treinamentos In Company nas áreas de Contabilidade, Tributos, Finanças, Gestão e Liderança com o objetivo de proporcionar aprendizado prático e experiências transformadoras, potencializando executivos e organizações para as oportunidades no universo dos negócios.
E a sua empresa? Já realizou algum treinamento In Company? Você gostaria de mais informações sobre treinamentos? Entre com contato com BLB Brasil Escola de Negócios e descubra as ferramentas ideais para investir na performance de seus profissionais e no futuro de sua empresa!