Controller: o que é e o que faz? Saiba agora!

Controller: o que é e o que faz? Saiba agora!

6 minutos de leitura

Gerir uma grande empresa não é tarefa fácil e exige um esforço em conjunto de profissionais de diversas áreas. Contudo, sem uma correta análise da situação atual da empresa e o devido direcionamento, cada um tenderá a puxar a empresa para um lado. E, com isso, ela não sairá do lugar. Por isso a figura do controller é tão importante.

Mas antes de entendermos quem ele é e o que faz, vamos esclarecer para que serve a controladoria de uma empresa. Continue lendo!

O que é controladoria?

A competitividade do mercado cada vez mais acirrada e a crescente exigência dos consumidores provocaram uma consistente mudança na gestão das empresas e novas habilidades. Agora, não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade com preço competitivo.

As empresas precisam desenvolver uma visão do seu negócio em curto, médio e longo prazo. E isso só é possível por meio de estratégias que são estabelecidas com a análise de dados da organização e do mercado. Nesse cenário, a controladoria de uma empresa é formada por uma equipe de profissionais multidisciplinares que são responsáveis por reunir e validar os dados de setores vitais para o negócio, transformando-os em relatórios que possibilitarão a elaboração das estratégias necessárias.

Todo esse trabalho oferece embasamento à construção da Visão e manutenção da Missão da empresa.

Qual o papel do controller?

O controller ou gerente de controladoria é um profissional fundamental na gestão das grandes empresas. A ele recai a responsabilidade de coordenar os processos de gestão econômica, financeira e patrimonial, realizando um estudo tanto do ambiente interno como do externo. E só é possível fazer isso com a consolidação das informações apresentadas nos relatórios elaborados por seu setor.

Com a análise desses relatórios gerenciais e o estudo de variáveis macroeconômicas relevantes, ele se mune de informações que possibilitam estabelecer ações que impactam diversos setores da empresa, sendo aplicadas em níveis estratégico, tático e operacional.

Dentre as atribuições sob a responsabilidade do gerente de controladoria, podemos destacar as seguintes:

  • estudar os movimentos econômicos e do mercado ao qual a empresa está inserida;
  • consolidar dados para relatórios de desempenho de cada área;
  • identificar pontos de melhoria e propor ações corretivas, auxiliando no seu desenvolvimento e sempre visando ao aumento da rentabilidade e lucratividade;
  • analisar o desempenho de todas ações estratégicas em execução;
  • auxiliar na projeção de novos investimentos, tanto em bens, como pessoal ou ferramentas de trabalho;
  • realizar a análise da saúde financeira da empresa;
  • avaliar os ciclos operacionais;
  • definir as premissas orçamentárias e metas;
  • organizar o planejamento tributário;
  • validar as demonstrações financeiras e, quando necessário, publicá-las;
  • certificar-se do cumprimento das normas de auditoria.

Como é possível perceber, o controller tem uma atuação vasta dentro das organizações e precisa, de fato, conhecer muito bem o negócio. Devido a isso, é exigido o domínio de diversas áreas do conhecimento para que uma boa gestão de controladoria possa ser executada. A formação desse profissional precisa ser ampla e são exigidas características variadas, o que o torna um perfil bem complexo.


Qual a formação de um gestor de controladoria?

Por ser um cargo que trabalha, principalmente, com atividades pertinentes à administração, à contabilidade e à economia, é muito comum observar que a formação acadêmica de um controller é relacionada a essas áreas do conhecimento, podendo ser Administração de Empresas, Ciências Contábeis ou Economia.

No entanto, é de extrema importância que esse profissional se dedique sempre a aperfeiçoar seu conhecimento e suas competências. Um bom caminho é a realização de cursos de especialização, como um Master in Business Administration (MBA) ou uma pós-graduação.

Como esse profissional tende a ser responsável por uma grande equipe e se relaciona constantemente com gestores de quase todas as áreas da empresa, além da formação acadêmica e especializações técnicas, ele precisa de competências específicas para a gestão de pessoas. Essas competências podem ser adquiridas por meio de cursos pontuais, como para desenvolver habilidades gerenciais e técnicas de negociação.

Por fim, o profissional que aspira a um cargo de gestor de controladoria ainda encontra no mercado cursos focados na formação de controllers. Quando a empresa possui negócios internacionais, como importação e exportação de produtos ou serviços, é pertinente que esse profissional tenha domínio de outros idiomas — no mínimo o inglês — de forma que seja capaz de ter acesso facilitado a informações que extrapolam os ditames nacionais.

Quais características ideais para esse profissional?

Devido à complexidade das responsabilidades do gestor de controladoria, se espera um conjunto amplo de competências e características profissionais que o tornam apto à correta execução de suas atividades. Dentre as características profissionais esperadas, destacamos:

  • bom relacionamento com profissionais de diversas áreas;
  • capacidade analítica;
  • facilidade de planejamento em curto, médio e longo prazo;
  • pensamento sistêmico;
  • percepção multidisciplinar;
  • postura de sigilo no trato das informações;
  • visão estratégica.

Essas características permitirão, como dito anteriormente, que o controller seja capaz de compreender a cultura organizacional e de observar, entender e manipular os desafios enfrentados nos diversos momentos pelos quais a empresa pode passar.

Quais são os desafios de um controller?

Com base em todas essas informações é muito fácil entender que a gestão de controladoria não é propícia a boa parte dos profissionais, pois exige uma formação sólida e bem direcionada, além de constantes atualizações. Assim, o mercado busca, cada vez mais, por profissionais completos, capazes de agregar não apenas em sua área de atuação como nos diferentes setores que compõem o negócio das empresas.

Portanto, o controller é um dos profissionais com visão crítica orientada para a otimização de resultados. E isso só é possível porque ele é capaz de traduzir uma boa gestão em números, respaldado pelos diversos indicativos pertinentes à administração.

A função desse profissional transcende a relação contábil e financeira das empresas, pois avança por questões estratégicas, servindo como um pilar robusto de apoio às mais importantes decisões empresariais.

O tema deste artigo está relacionado ao tema do curso “Formação em Finanças Corporativas”, elaborado pela BLB Brasil Escola de Negócios, nas modalidades A Distância (EAD) e In Company.

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