O Balanço Patrimonial (BP) é um documento que relata a situação financeira de uma empresa considerando um período específico, geralmente um ano, levando em conta tanto fatores quantitativos como qualitativos.
Importantíssimo, o BP reúne dados que servem para retratar a saúde econômica e também quais os elementos que compõem o patrimônio e as obrigações da empresa. Por meio do documento, é possível que stakeholders como investidores, auditores e demais interessados possam considerar a situação econômica/geral da corporação e, assim, estudar a viabilidade das relações com a organização.
Estrutura
A estrutura básica de um BP é composta por duas colunas, sendo que a da esquerda apresenta dados referentes aos ativos da empresa e a da esquerda as informações sobre os passivos e o Patrimônio Líquido (PL).
Para os dados dos ativos é importante apresentar bens e direitos da empresa, discriminando de forma qualitativa cada um deles e também declarar seus valores, que representam o valor quantitativo dos ativos.
Na coluna dos passivos ficam as obrigações que a empresa possui, ou seja, as dívidas explicadas por sua natureza e representação monetária. O PL é constituído pelas obrigações da empresa para consigo mesma, como investimentos feitos no próprio negócio e reserva de lucros, por exemplo.
O nome Balanço Patrimonial não foi escolhido ao acaso, pois se refere à igualdade que as duas colunas precisam demonstrar ao final da listagem de ativos e passivos, como se esses elementos fossem colocados nos dois pratos de uma balança comparativa.
Seriedade
Apesar de parecer simples por sua estrutura objetiva, o Balanço Patrimonial pode ser tão complexo quanto o porte da empresa ou suas obrigações tributárias. A melhor saída para ter um BP correto é contar com os serviços de profissionais especializados para que nenhum dado importante seja esquecido ou apresentado de maneira inconsistente. É importante lembrar que se há um retrato fiel da saúde econômica de uma empresa, esse deve ser o Balanço Patrimonial.
BLB Auditores e Consultores