A Recuperação de créditos tributários extemporâneos visa analisar a existência e realizar a recuperação de valores fiscais que não foram utilizados no momento em que ocorreram.
Nesse caso, existe grande possibilidade de a empresa não observar todos os créditos permitidos. A legislação admite que o contribuinte recupere esses créditos de forma extemporânea, observados o prazo de cinco anos.
A recuperação de créditos fiscais é uma forma lícita de melhorar o caixa da empresa, que pode empregar o valor em ações que ampliam sua vantagem competitiva, como em otimizações operacionais e na oferta de melhores formas de pagamento para seus clientes.
São exemplos de tributos não cumulativos que podem gerar crédito extemporâneo: ICMS, PIS, Cofins e IPI.
Cada tributo tem sua própria regra a ser observada no caso de apropriação do crédito extemporâneo. Proceder da forma correta é de extrema importância, pois, mesmo tendo o direito ao crédito, caso o contribuinte o faça de maneira inadequada, pode o Fisco aplicar duras penalidades.
Nesse trabalho, toda a parte de levantamento e habilitação dos créditos é feita por nossos profissionais, em linha com a legislação. Como é um procedimento com uma certa complexidade, a ajuda de especialistas é a forma mais segura de se executar esse trabalho.
O diferencial da BLB é realizar os projetos de recuperação de créditos tributários de maneira segura e com rastreabilidade para anteder uma possível fiscalização.
A BLB Auditores e Consultores tem à disposição consultores experientes que podem auxiliar a melhorar a saúde financeira de sua empresa com crédito extemporâneo que reflete diretamente no caixa.
Mais serviços em Consultoria Tributária
Análise estratégica para otimizar recursos e identificar falhas. O pior risco é aquele que não se conhece.