Brasil registra recorde de novos negócios

Brasil registra recorde de novos negócios

1 minutos de leitura

Dados divulgados pela Serasa Experian mostram que o Brasil registrou em 2016 o maior número de empresas abertas desde 2010. No período de janeiro a novembro, foram abertos 1.855.901 novos negócios, número 0,2% maior do que o registrado em 2015.

Apesar disso, em nota a Serasa afirmou que “já é possível observar tendência de desaceleração na criação de novos negócios”. Ainda de acordo com a entidade, a tendência começou em setembro.

Novos negócios

Segundo o levantamento, o aumento no número de empresas abertas em 2016 é um reflexo da crise econômica, que gerou o “empreendedorismo de necessidade”. Ou seja, as pessoas que foram demitidas tiveram que investir em negócios próprios.

No quarto trimestre de 2016, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 12%, totalizando 12,3 milhões de desempregados. Essa foi a maior taxa registrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua desde 2012, ano em que o levantamento foi iniciado.

Região e setor

A Serasa Experian também divulgou os números da abertura de empresas por região e setor.

O Sudeste foi a região que mais abriu negócios em 2016, com 963.782 empresas, totalizando 51,9% do total.

Entre os setores, as empresas de serviços lideram, com 62,6% do total, seguidas pelas empresas comerciais (28,8%) e as companhias do setor industrial (8,3%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *