Custos x despesas: um sentido diferente do gasto

Custos x despesas: um sentido diferente do gasto

2 minutos de leitura

Palavras semelhantes muitas vezes distorcem o sentido exato que uma frase deveria ter. Quando relacionamos isso a empresas e dinheiro, o problema pode ser maior. Dois termos que os mais desavisados podem usar de maneira incorreta para fazer referência a gastos quaisquer são “custo” e “despesa”. Para gerir da melhor maneira os negócios, é importante diferenciar essas palavras conforme seus significados e usos.

Custo x despesa

Se observado do ponto de vista contábil, o custo se difere da despesa por ser necessariamente voltado à produção de bens, ao estoque e à prestação de serviços. A despesa é todo dispêndio monetário envolvido no comércio e aumento da receita da empresa, como marketing, pesquisas e manufatura de itens promocionais.

Na dificuldade de especificar se um determinado gasto deve ser considerado custo ou despesa, uma simples pergunta pode iluminar a questão: se a atividade representada por esse gasto for eliminada, a produção ou oferta de serviço seria afetada? Se a resposta for positiva, então falamos de um custo. Caso o veto ao gasto não impacte na obtenção do produto ou no serviço a ser prestado, o valor analisado é uma despesa.

Tipos de custos

Os valores gastos com a produção e oferta de serviço, sejam eles obtenção de matéria-prima, fabricação, energia elétrica utilizada, mão de obra empregada, depreciação de equipamentos e limpeza do local, por exemplo, podem ser divididos em duas classificações:

– Custo direto: é, como o nome indica, diretamente ligado à produção de bens e mercadorias de uma empresa. Exemplos: matéria-prima, mão de obra e insumos.
– Custo indireto: ainda que relacionado à fabricação, esse vínculo é indireto e sua identificação pode ser mais difícil de ser feita. Exemplos: manutenção de equipamentos, gastos com planejamento e almoxarifado.

Importância

A diferenciação dos gastos ultrapassa mera formalização de termos. A separação correta de custos e despesas pode refletir na apuração da margem de contribuição (ganho bruto), que representa o lucro obtido com cada produto ou serviço após o abatimento dos valores referentes à produção e comercialização dos mesmos.

Para saber mais sobre termos comumente utilizados na área contábil, confira nosso Glossário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *