Divulgada em outubro de 2015, a terceira pesquisa global com Pequenas e Médias Empresas (PMEs) realizada pela empresa de seguros Zurich traz os fatores de preocupação de empreendedores no Brasil e no Mundo. Foram ouvidos líderes de 3 mil empresas, sendo 200 brasileiros.
No Brasil, a maior preocupação de empreendedores de PMEs é a alta competitividade e práticas que causem impacto nas margens de venda, ultrapassando os 30%. A média global para preocupação com a concorrência foi de 34,4%. Em segundo lugar, aparece a demanda insuficiente do consumidor, que acarreta em estoques excedentes, seguida pela possibilidade de haver incêndios nos empreendimentos. Vulnerabilidades tecnológicas, como falhas de TI aparecem na última das 15 posições.
No geral, o Brasil está mais atento às fragilidades que os negócios podem enfrentar. Em relação à pesquisa de 2014, os resultados de 2015 mostraram uma diminuição de 22% para 11% o número de gestores que não acreditavam que suas empresas corriam riscos. “O empresariado está se tornando mais consciente de que danos involuntários podem acontecer a qualquer momento, e a tendência é que se tornem mais precavidos”, afirmou o diretor de linhas comerciais da Zurich Brasil, Paulo Alves ao portal Empreendedor.
Ranking brasileiro de preocupação de empreendedores:
1) Alta competitividade/Dumping que causa impacto nas margens de venda: 31,5%
2) Falta de demanda do consumidor/Excesso de estoque: 28%
3) Incêndio: 23%
4) Problemas legais e fiscais: 18,5%
5) Roubo: 17,5%
6) Transporte/Danos a veículos da empresa: 16,5%
7) Reputação negativa: 16,5%
8) Saúde e segurança de clientes e funcionários: 13,5%
9) Corrupção: 13,5%
10) Problemas entre parceiros ou com fornecedores: 11%
11) Acredito que meu negócio não sofre riscos: 11%
12) Catástrofes naturais/Clima imprevisível: 10,5%
13) Motins e danos mal-intencionados: 7%
14) Cybercrime (ação de hackers, fraude online etc): 6%
15) Vulnerabilidades tecnológicas/Falhas de TI: 5,5%
Ranking global de preocupação de empreendedores:
1) Alta competitividade/Dumping que causa impacto nas margens de venda: 34,4%
2) Falta de demanda do consumidor/Excesso de estoque: 32,2%
3) Problemas legais e fiscais: 14,3%
4) Reputação negativa: 13,4%
5) Roubo: 12,8%
6) Saúde e segurança de clientes e funcionários: 11,4%
7) Acredito que meu negócio não sofre riscos: 10,4%
8) Problemas entre parceiros ou com fornecedores: 9,8%
9) Transporte/Danos a veículos da empresa: 9,6%
10) Incêndio: 8,5%
11) Vulnerabilidades tecnológicas/Falhas de TI: 8%
12) Cybercrime (ação de hackers, fraude online etc): 7,9%
13) Catástrofes naturais/Clima imprevisível: 7,4%
14) Corrupção: 5,8%
15) Motins e danos mal-intencionados: 4%