A cobrança de impostos como a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Programa de Integração Social (PIS) deve ser simplificada nos próximos meses.
Essa foi a afirmação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante entrevista a jornalistas na última semana. De acordo com ele, o governo já estuda as propostas para simplificar a cobrança, mas ainda não tem data para enviar os projetos ao Congresso.
O ministro informou que a simplificação deverá vir acompanhada de outras medidas para desburocratizar o pagamento de impostos.
Outra frente trabalhada, ainda segundo o ministro, é a simplificação tributária para racionalizar toda a estrutura de tributos do Brasil. O governo já está fazendo estudos técnicos, mas o envio de propostas deve levar algum tempo
Sobre as medidas de desburocratização de pagamento de tributos, Meirelles contou que a Receita Federal está trabalhando para simplificar as normas e desenvolver sistemas eletrônicos para acelerar o pagamento de impostos e de contribuições.