Quando há uma crise econômica em andamento, muitas empresas com dificuldades financeiras e outras já estruturadas veem necessidades ou oportunidades de alavancar seus negócios. Você deve estar questionando como essas organizações enxergam tais oportunidades de recuperação ou investimento. Para as empresas, tanto as em dificuldades quanto as estruturadas, surgem a precisão de realizar captação de recursos, seja para investimento ou para superar a crise financeira.
Mas como fazer essa captação de recursos se nas empresas não existem colaboradores capacitados para isso? Uma captação mal executada pode comprometer o futuro da organização já em dificuldades ou transformar a grande oportunidade em pesadelo.
Como escolher as fontes de capitais?
Atualmente, as empresas buscam as mais variadas formas de captar recursos e, por isso, há a necessidade de conhecer o sistema financeiro, graças à sua importância no meio empresarial e no cenário econômico.
A operação de captação de recursos é complexa, com isso, é extremamente importante que as empresas tenham profissionais capacitados ou consultorias especializadas que saibam buscar o recurso ideal com o menor custo possível, sempre atentos e alinhados com as propostas apresentadas pelas instituições financeiras.
Hoje, as instituições financeiras, tanto privadas quanto públicas, oferecem uma gama extensa de linhas de crédito para empresas de todos os ramos de atividade, com inúmeros incentivos, principalmente pelas governamentais, que têm programas de acordo com as particularidades da empresa e como será investido o capital.
As empresas devem observar todos os estímulos oferecidos pelo mercado financeiro para cada ramo de atividade e procurar adequar suas necessidades às disponibilidades existentes para conquistar todas as vantagens, como juros mais baixos e os prazos mais longos possíveis.
O suporte é a ferramenta pela qual as organizações tomam conhecimento dessas linhas de créditos por meio de um profissional ou uma consultoria externa especializada nessa área.
Quais as opções disponíveis para a captação de recursos?
Temos hoje no mercado inúmeras linhas de crédito disponíveis, porém nem todas são adequadas a todos os negócios. Por isso, um estudo conduzido por profissional especializado em planejamento financeiro identificará a melhor opção. Por meio de análises e projeções, esse profissional poderá viabilizar a liberação do recurso de forma segura, mais rápida e com menor custo.
Abaixo estão alguns exemplos de linhas de crédito disponíveis atualmente. Com uma boa estruturação, essa operação pode ser feita da melhor maneira e com a linha mais adequada para cada situação:
– Operações estruturadas de CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio e CRI (Certificado de Recebível Imobiliário);
– Operações junto ao BNDES;
– Operações de sale and leaseback venda com a transferência da propriedade legal, em seguida (ou simultaneamente) o mesmo ativo é alugado/arrendado);
– Operações de consórcio;
– Operações para capital de giro, por meio de Real State; e
– Antecipação e descontos de recebíveis (duplicatas, contratos).
A simples escolha do melhor recurso financeiro não se baseia em encontrar apenas as linhas com juros baixos, mas sim, encontrar uma linha de crédito que esteja dentro das condições da empresa e aderente à realidade, seja do fluxo de caixa ou do retorno do projeto.
O conhecimento profundo do mercado financeiro, suas linhas de créditos disponíveis, análise e estudo do cenário alinhada com o fluxo de caixa ou projeto são essenciais para a escolha da melhor e mais adequada captação de recursos.
Carlos Tacinari
Sócio-diretor de Gestão e Finanças
BLB Brasil Auditores e Consultores