Os contadores, muitas vezes, trabalham confinados em um escritório longe dos clientes e com pouco contato estabelecido. Mas o que muitos não sabem é que a melhor interação e envolvimento com o público pode se tornar um diferencial competitivo para se manterem firmes no mercado e fidelizarem os melhores consumidores de seus serviços. E isso não vale somente para o atendimento ao cliente. O contato otimizado com fornecedores e parceiros também pode contribuir para que o negócio continue a ter uma excelente reputação e melhor posicionamento no mercado.
Suas ações influenciam diretamente na imagem que o mercado tem de seu negócio e o nível de serviço oferecido pode impactar a sobrevivência da empresa. Por essa razão, contadores devem estar sempre atentos e prestar especial atenção à forma como interagem com clientes e também com fornecedores.
Cada vez mais profissionais estão se atentando para isso e já começam a desenvolver novas habilidades que ajudam a construir relacionamentos de confiança com os clientes.
Saiba agora por que o atendimento ao cliente é tão importante para os contadores:
O bom atendimento ao cliente aumenta a satisfação e fideliza
É importante lembrar que os contadores interagem diariamente, mesmo que de forma rápida e fria, com as pessoas responsáveis por manter o negócio em funcionamento (clientes, funcionários e fornecedores), e são elas que ajudam a estabelecer o crédito pelos produtos e serviços que você oferece, contribuindo para a construção de uma imagem do seu negócio.
Assim, podemos especificar dois tipos de comunicação mais praticados pelos contadores: a direta (geralmente por telefonemas, e-mails e outros meios) e a indireta (trata-se do pagamento de contas em dia, respondendo as mensagens de fornecedores e clientes em tempo hábil e outras ações).
A forma como o profissional se comunica em cada uma delas pode proporcionar um impacto significativo para o negócio. Independentemente do tipo de comunicação que utilizar, os contadores precisam ir além da preocupação em passar uma boa impressão dos serviços prestados e dar atenção à forma como é feito o atendimento ao cliente na sua empresa para garantir o futuro do negócio.
Mas você deve estar se perguntado: como farei isso com um tempo tão apertado? Existem formas de administrar melhor o seu tempo. Uma dica é começar a delegar as tarefas mais simples para funcionários, estagiários ou freelancers profissionais em plataformas de gerenciamento de trabalho na internet.
Agora, para praticar o atendimento ao cliente, você pode dedicar alguns minutos extras para conhecê-los um pouco melhor. O mesmo se aplica aos fornecedores e funcionários (clientes internos). Com o mínimo de esforço e apenas alguns minutos extras no telefone, por exemplo, você pode estabelecer um bom relacionamento com todos eles. A dica pode ajudar a fidelizar clientes que propagarão a empresa por você e trarão novos interessados nos serviços que oferece.
Outra dica interessante que pode reduzir o índice de perda de clientes, principalmente em épocas de crise econômica, é conceder descontos progressivos para que o cliente permaneça na empresa por mais tempo, garantindo assim receitas futuras.
No caso da comunicação indireta, o ato de pagar as contas em dia e manter os envolvidos sempre atualizados são práticas que demonstram o quanto você respeita seus fornecedores, funcionários e clientes. Por isso, procure não cometer erros. Não relaxe com seus compromissos e seja sempre responsável e profissional. Isso vai contribuir para o aumento da credibilidade dos serviços que presta ao mercado.
Promove o crescimento do negócio de forma sustentável
As empresas estão enfrentando uma economia cada vez mais desafiadora, concorrência acirrada, clientes mais exigentes, orçamentos apertados e o desenvolvimento de habilidades de atendimento ao cliente tem representado uma solução bastante atraente para consolidar o negócio e manter-se em crescimento.
Considerando que conquistar novos clientes pode custar até sete vezes mais caro do que reter os já existentes, muitos contadores, por desconhecerem essa informação, não se preocupam muito e acabam investindo pesado no trabalho de conquistar sempre mais consumidores novos. Isso influencia no crescimento do negócio, uma vez que o cliente chega e, não encontrando atrativos para ficar, vai embora.
Ao contrário, com um atendimento personalizado, o cliente pode ser fidelizado, permanecer na empresa por um longo período e ainda trazer novos interessados. Muitas vezes, nem é preciso muito para isso. Apenas a melhora da capacidade de se comunicar pode ser suficiente no princípio. O importante é compreender com exatidão as necessidades do cliente para solucioná-las com precisão no tempo certo.
Desenvolve um diferencial competitivo para os contadores
O atendimento ao cliente realizado por contadores é uma estratégia ainda pouco utilizada no mercado. Por isso, o método pode ser aplicado para ajudar a desenvolver um diferencial competitivo para o negócio. O cliente ficará surpreso com um atendimento diferenciado e começará a enxergar valores adicionais nos seus serviços. O sentimento será de exclusividade e um serviço com maior nível de qualidade.
Fortalece a confiança do cliente em seu trabalho
Os contadores lidam com um número impressionante de informações diariamente e, muitas vezes, não encontram tempo para transmiti-las às pessoas certas no tempo adequado. Dessa forma, quando o cliente é atualizado já está em cima da hora e mal tem tempo para pensar na melhor decisão que deve tomar.
Nesses casos, a prática de um bom atendimento ao cliente pode utilizar ferramentas de interação que melhorem a comunicação instantânea para deixar todos sempre informados. Isso aumentará o grau de confiança que o cliente tem no seu trabalho.
De maneira geral, o atendimento ao cliente tem muito a contribuir para os profissionais contadores. Seja para o crescimento do negócio, consolidação da marca no mercado ou construção de um diferencial competitivo para a empresa, a metodologia poderá ajudar no objetivo.
Mas lembre-se: o atendimento ao cliente tem a sua base estruturada na comunicação. Por isso, quanto maior e melhor for a sua capacidade de se comunicar adequadamente com os clientes, maiores e melhores serão os resultados da estratégia.