A contabilidade sempre fez parte da vida do homem, mas nos dias atuais sua importância se expandiu em nosso meio, tornando-se um recurso de extrema necessidade. Por isso, procurar um escritório de contabilidade significa, muitas vezes, buscar auxílio com as finanças, controles de impostos ou até mesmo fugir de alguma burocracia relacionada a negócios.
No entanto, além dessas funções requisitadas, os escritórios precisam estar dispostos a oferecer serviços diferenciados para que possam se destacar frente a concorrentes. Prestar apenas uma assessoria financeira aos clientes não é mais suficiente para fidelizá-los, já que o mercado está cada vez mais competitivo e inovador, com novos escritórios sendo abertos a todo o momento.
Apesar de a contabilidade ser uma das profissões mais antigas do mundo, ainda é preciso reinventar a própria profissão e encontrar novas alternativas para se diferenciar no mercado, oferecendo algo além dos serviços tradicionais que todos nós já conhecemos.
Diante de todos esses fatos é importante se perguntar se o seu escritório de contabilidade tem um diferencial entre tantos outros. Se quer inovar em seus serviços, confira algumas dicas que vão levar seus negócios contábeis ao caminho do sucesso:
Registre seu escritório de contabilidade em um órgão competente
Apesar de o registro ser visto como uma obrigação tributária, muitos escritórios falham nesse requisito tão importante, tornando-se praticamente empresas invisíveis para os próprios clientes.
Contudo, é muito simples regularizar essa pendência e ser encontrado com mais facilidade no mercado: basta procurar um órgão competente do seu estado, para que ele possa representar os seus interesses com mais credibilidade. Seus clientes precisam saber que o escritório em que eles confiam possui um registro adequado.
Porém, além do registro do local é necessário que os próprios contadores também estejam devidamente registrados no órgão regulador do seu estado, como o Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Esses gestos são de extrema importância para oferecer aos clientes maior confiança em suas contratações.
Ofereça um atendimento de qualidade
Seu escritório consegue resolver todas as pendências dos clientes? Isso é fundamental, mas, infelizmente, ainda não é um grande diferencial, uma vez que os clientes já esperam que seu escritório execute todas as obrigações contábeis solicitadas.
Por isso, se você quer se diferenciar em seus serviços, ofereça um atendimento de forma que o cliente perceba que os interesses dele são prioridade. Desse modo, o relacionamento com os mesmos se torna duradouro e confiável, e eles ainda podem fazer indicações aos amigos.
Além disso, participar ativamente da vida do seu cliente oferece mais oportunidades de gerenciar seus negócios com perfeição e transparência. Com isso, oriente-o sempre sobre os assuntos mais burocráticos, relacionados a legislação, obrigações, vencimentos de documentos, dicas sobre procedimentos, entre outros temas necessários, afinal, ele precisa estar ciente de todos os seus investimentos.
Acompanhe as tendências tecnológicas
Usar a tecnologia é uma estratégia fundamental para acompanhar as novas tendências do mercado. Com certeza, seu escritório precisa lidar com diversos papéis e dados confidenciais dos clientes, por isso, ter um bom software de gestão contábil é essencial para organizar os documentos eletronicamente e, assim, aumentar a produtividade de toda equipe.
Atualmente, as informações e as novas exigências legislativas do mercado se modificam de forma constante. Acompanhar com frequência os veículos de comunicação é uma forma de garantir que os serviços prestados sejam os mais eficientes, além de superar a possível concorrência.
Disponibilize canais de comunicação
Disponibilizar para seus clientes um canal que ofereça informações e esclarecimentos pode ser um diferencial em seu escritório de contabilidade. É comum as pessoas terem dúvidas com relação aos procedimentos contábeis e nada mais apropriado do que estar disponível para solucionar cada questão.
A comunicação com os clientes é importante para manter a confiança, então procure disponibilizar mais de um contato, como e-mail, telefone ou chat on-line. Você ainda pode optar por treinar uma equipe especializada ou seus próprios funcionários, assim eles poderão oferecer respostas e soluções em tempo hábil.
Segmente seu escritório
Um escritório de contabilidade pode desenvolver diferentes atividades fiscais ou se destacar em um nicho específico como diferencial. A segmentação de mercado é uma estratégia que reúne clientes com interesses em comum. Essas necessidades semelhantes podem ser atendidas com mais profundidade e eficiência, resultando em melhores soluções.
No momento em que as atividades estão concentradas em um setor específico, a formação de um público-alvo se consolida com mais facilidade. Por isso, esse investimento é visto como uma estratégia eficaz para muitas empresas que atendem com serviços específicos.
Ofereça consultoria financeira
A consultoria vai além dos serviços prestados por um escritório, já que sua principal finalidade é auxiliar os clientes a solucionarem os problemas que os impedem de alcançar os objetivos propostos. Caso seu escritório também ofereça esse tipo de serviço ou esteja disposto a começar, é ideal identificar quais são os profissionais mais capacitados para o cargo, já que muitas decisões importantes serão tomadas a partir da orientação realizada.
Os clientes precisam saber que em seu escritório todos os assuntos de negócios podem ser tratados com clareza, inclusive em momentos de crise ou situações imprevisíveis. Disponibilizar um consultor financeiro traz benefícios não somente para o cliente, mas também para a imagem da empresa perante o competitivo mercado.
Tenha uma equipe qualificada
Para que seu escritório tenha destaque é necessário ter ao seu lado um time qualificado. Colaboradores bem treinados e capacitados conseguem oferecer um ótimo desempenho e alcançar os melhores resultados, e os clientes reconhecerão o prestígio da sua empresa.
Para obter uma equipe com alto nível de performance é essencial treinar os colaboradores e atualizá-los com as informações de mercado. Se possível, proponha campanhas de incentivos para estimular a produtividade de acordo com os serviços prestados.
Como viu, um escritório de contabilidade tem um dever social com seus clientes e, por isso, precisa oferecer exclusividade nos serviços que disponibiliza. Será exatamente esse diferencial que manterá os clientes atuais e conquistará novos contratos.
Veja também o que é necessário para abrir um escritório de contabilidade!