O momento não é o dos melhores para os negócios. Muitas empresas já fecharam as portas e outras estão a um passo de fazer o mesmo. São nessas situações de turbulência, em que os negócios estão por um fio, que é a hora da virada, da mudança e da recuperação. É a hora do Turnaround.
Cortar gastos desnecessários e enxugar o quadro de funcionários são as primeiras atitudes nos casos de crise financeira de um empreendimento. Embora essas decisões possam melhorar os números, nem sempre são suficientes para a retomada de um crescimento sólido.
Redirecionar a empresa para o rumo correto, mudando seu desempenho, é uma possibilidade que o Turnaround proporciona para a obtenção de resultados positivos e para a recuperação efetiva da estabilidade do empreendimento.
Quando o Turnaround é necessário?
Desconsiderando as situações de momento, sazonalidade de um negócio e oscilações gerais de mercado, é fundamental avaliar se sua empresa está realmente em crise. Situações como as relatadas desestabilizam o caixa, mas, de forma pontual, não são suficientes para desencadear um problema maior.
Existem alguns indicativos que devem ser levados em consideração para identificar se o empreendimento realmente necessita de uma mudança de direção: a redução do faturamento líquido progressivo; e o crescimento do Lucro Bruto menor que o PIB. Ambos por mais de um ano. Esses fatores são indícios de que os negócios não vão nada bem e merecem a devida atenção.
Problemas para impulsionar as operações diárias, dificuldades com empréstimos e financiamentos por bancos, falta de perspectivas de negócios e dificuldades para a entrada de novos recursos são outros sinais consideráveis de decadência. Seguem mais alguns dos indicativos importantes que devem ser observados:
- Perda da competividade no mercado;
- Aumento de dívidas;
- Rotatividade dos trabalhadores de forma excessiva;
- Perda de clientes;
- Falta de controle nos estoques;
- Diminuição da qualidade dos produtos ou serviços.
Caso haja outros indicativos na sua empresa, é preciso estar em alerta. E, antes mesmo de os negócios irem por um caminho sem volta, é o momento de retomá-lo no trilho com o processo de Turnaround.
Como o Turnaround é aplicado?
O Turnaround é um método de diagnóstico que identifica os problemas da empresa e incorpora ações que retiram o negócio da rota de declínio, colocando-o novamente em crescimento para torná-lo mais competitivo.
Difundido entre as décadas de 1970 e 1980 como um conceito de gestão estratégica, o Turnaround foi criado por Rodolfo E. Biasca, um argentino especialista em gestão.
A metodologia consiste em uma avaliação detalhada de todos os processos internos, desde sua estrutura organizacional até as políticas de mercado e marketing. Após o diagnóstico, são apresentadas as propostas de mudanças necessárias em cada setor.
Sendo assim, envolve uma modificação, muitas vezes radical, no formato das organizações, uma reestruturação profunda de todos os aspectos do negócio e tudo que seja necessário.
Passo a passo do processo
O Turnaround começa com o diagnóstico da situação real da empresa. Nesse documento constarão: os motivos que levaram a empresa a essa realidade; os erros e acertos; a capacitação dos colaboradores e diretores; entre outros determinantes relativos a cada formato de negócio.
Ao mesmo tempo em que ocorre a vistoria da empresa, são apresentadas propostas emergenciais em curto prazo, como medidas de geração de recursos. A melhora do caixa é fundamental para que os próximos procedimentos sejam viabilizados.
Como o objetivo do programa de Turnaround é a recuperação da empresa para que ela volte a ser lucrativa e tenha estabilidade, os passos seguintes são decisivos. Os procedimentos desnecessários de todos os setores devem ser extintos e os processos produtivos devem ser reformulados com o menor custo possível.
O Turnaround é um método que engloba todos os campos e departamentos da empresa, o trabalho envolve inúmeras ações:
- Redução de custos e despesas;
- Redefinição dos ativos;
- Liquidação e eliminação de produtos;
- Mudança nas áreas operacionais;
- Melhor controle financeiro;
- Desaceleração dos investimentos;
- Mudança de liderança e de outros cargos estratégicos.
A aplicação do Turnaround se dará de maneira rápida para que logo nos primeiros passos e modificações os resultados positivos apareçam. Dessa forma, o trabalho demonstrará confiança e credibilidade da gestão da empresa aos seus financiadores.
O papel dos colaboradores no Turnaround
Assim como em quaisquer mudanças ou ações diferentes, que abrangem todos os departamentos de uma empresa, o envolvimento de todos os colaboradores nesse projeto é fundamental. Por isso, antes de qualquer ação, é importante que o processo seja feito com clareza e que a comunicação flua, no sentido de demonstrar que essas modificações serão salutares para a empresa voltar a crescer.
Do mesmo modo que o engajamento dos colaboradores é importante, a aceitação das medidas sugeridas durante o Turnaround por parte dos profissionais de níveis hierárquicos mais elevados é fundamental.
Mas qual profissional realiza o Turnaround?
A implantação dos trabalhos de Turnaround é realizada por profissionais conhecidos como Turnaround Manager ou simplesmente Gestor de Turnaround.
Esse profissional, além de ter conhecimento sobre negócios e finanças, deve possuir também habilidades de negociação e liderança, além de domínio de estratégias.
Embora não seja uma regra, é mais conveniente que o gestor de Turnaround seja alguém sem relação com a empresa. Isso garantirá que as ações a serem realizadas não sofram parcialidades. Mesmo porque, muitas vezes, as providências necessárias para a retomada positiva dos negócios, podem não agradar a todos.
Os gestores de Turnaround atuam no formato de administração provisória e, com embasamento no diagnóstico estratégico-operacional formulado, realizam as modificações pertinentes.
Ao identificar a necessidade de implantação do Turnaround no seu negócio, confie esse trabalho aos profissionais com know-how no assunto.