5 de outubro: Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

2 minutos de leitura

Cada vez mais presentes no mercado, as micro e pequenas empresas têm até data própria, comemorada em 5 de outubro. O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa foi instituído em razão da primeira Lei Geral. E, ao que tudo indica, elas têm mesmo o que comemorar.

Segundo dados apurados pelo portal Exame.com, esses negócios já representam mais de 55% das empresas scale-ups no Brasil, aquelas que sustentam crescimento acelerado de pelo menos 20% ao ano por, no mínimo, 3 anos.

Em notícia publicada em seu portal, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) informou que a arrecadação do regime tributário Simples Nacional foi de 6,73% maior no primeiro semestre de 2015 em comparação ao mesmo período de 2014. Esse aumento na arrecadação também foi acompanhado pelo número de novos empregos gerados por essas empresas, que, entre janeiro e junho, foi de 116.5 mil vagas, enquanto as empresas de médio e grande porte cortaram mais de 476 mil postos de trabalho.

Guilherme Afif Domingos, ministro da SMPE, declarou contentamento pela constatação de as expectativas pessimistas não terem conseguido derrubar o crescimento das micro e pequenas empresas, que seguem sustentando emprego e renda no País.

Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional, afirmou, também na matéria do portal da SMPE, que o número de pessoas que pretendem empreender é duas vezes maior do que as que preferem ser empregadas e que três em cada dez brasileiros adultos possuem ou estão criando empresas. Barretto ainda levantou informação que corrobora o clima otimista para as MPEs: essas empresas já respondem por 27% do PIB do Brasil.

Movimento Compre do Pequeno Negócio

Iniciativa do Sebrae para incentivar as atividades das mais de 10 milhões de MPEs nacionais, o Movimento Compre do Pequeno Negócio visa estabelecer a data de 5 de outubro como um dia para que as pessoas comprem preferencialmente em micro e pequenas empresas, ajudando a aquecer o crescimento da economia brasileira.

O portal do movimento traz uma lista de cinco razões positivas para consumir do pequeno negócio:

  1. É perto da sua casa;
  2. É responsável por 52% dos empregos formais;
  3. O dinheiro fica no seu bairro;
  4. O pequeno negócio desenvolve a comunidade; e
  5. Comprar do pequeno negócio é um ato transformador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *