Diversas são as razões que levam muitos grupos a realizarem uma reorganização societária adotando a criação de holding e/ou fusão, incorporação e cisão de empresas. Contudo, também são muitos os aspectos que devem ser considerados no momento de decidir sobre qual operação e/ou estrutura societária adotar.
Pensar sobre a conveniência desse planejamento passa pela consideração de aspectos como: estrutura e proteção patrimonial, regras de preferências, avaliação do negócio, estruturas de capital e operacional, governança corporativa, ágio, ganho de capital e outros.
Na reorganização societária por cisão, uma determinada sociedade direciona seu patrimônio, podendo ser formado por ativos e passivos, de forma integral ou parcial, para uma sociedade nova ou já existente.
No movimento de incorporação, por sua vez, uma sociedade incorpora outra, de modo que seus ativos e passivos são integrados à chamada incorporadora. A sociedade incorporada deixa de existir, ou seja, seu CNPJ é baixado.
Já no evento de fusão, duas sociedades distintas unem-se e dão origem a uma nova empresa.
Cada um desses movimentos de reorganização societária tem sua vantagem, podendo ser muitas vezes de ordem econômica, reduzindo despesas operacionais ou também fiscais e contábeis.
A BLB Auditores e Consultores, por meio de seus especialistas, reúne as competências necessárias e vasta experiência em estudos de reorganização societária, e é capaz de analisar todos os aspectos relevantes para embasar a decisão dos gestores de forma segura e econômica.
Preencha o formulário ao lado e um de nossos consultores entrará em contato!
Mais serviços em Consultoria Societária e Patrimonial
As medidas mais adequadas para planejar e zelar pela arquitetura das sociedades empresariais.