Cuidar das contas rotineiras já pode representar certo grau de dificuldade para alguns empreendedores, mas saber calcular quanto vale a empresa é ainda mais difícil. A prática é necessária para a venda de cotas para sócios, para o recebimento de aporte de investidores ou para a oportunidade de vender o negócio, por exemplo.
Todo empresário precisa conhecer bem o perfil do seu empreendimento e saber quanto ele vale, pois na hora de expandir seus negócios é preciso conhecer os índices e referências para atrair investidores capazes de colocar sua empresa em um patamar mais elevado.
Ao saber o valor da empresa no mercado, o empreendedor consegue planejar-se para o futuro, identificando as melhores oportunidades para agregar valor a sua empresa. Para isso, existe uma ferramenta que auxilia a estimar o valor de sua empresa: é o processo de Valuation.
O primeiro conceito fundamental que o empreendedor deve entender sobre o valor de uma empresa é que Valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado. Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de quem estamos falando.
O que é Valuation?
Valuation é o termo da língua inglesa usado para se referir ao processo de avaliação de empresas, basicamente trata sobre a atividade de como calcular o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Essa avaliação tem como objetivo saber qual a situação da empresa, suas perspectivas de crescimento, posição que ocupa no mercado e previsão de retorno de investimento.
Tal ação pode ser realizada para se investir em uma empresa, seja via compra de ações ou comprando um negócio real, como uma franquia, por exemplo. Para embasar uma decisão deve-se conhecer os princípios que dizem respeito à avaliação de ativos, ou melhor dizendo, o Valuation. O método ainda pode ajudar a mensurar e aprimorar a gestão empresarial.
Qual a importância do Valuation?
Um Valuation pode ser aplicado nos mais diversos tipos de empresas e seu grau de complexidade é específico para cada negócio. Em relação às Startups, que geralmente não têm histórico de receitas ou até mesmo sem um produto definido, o Valuation é mais subjetivo e apresenta um maior risco para o investidor, já que o modelo de negócio não foi testado. No caso de negócios mais maduros, como uma empresa listada em bolsa com um longo histórico de resultados, as projeções são mais precisas.
Saber como calcular o valor de uma empresa também pode ser utilizado para fins internos, como instrumento de gestão. Ou seja, o Valuation serve para mensurar a criação de valor e riqueza para os acionistas de um período para outro e, assim, analisar os resultados das estratégias corporativas e a eficiência dos executivos no cumprimento do objetivo principal das empresas: a maximização do valor. Em vista disso, a avaliação de empresas também é uma ferramenta para aperfeiçoar o processo decisório.
Por que devo fazer o Valuation da empresa?
O Valuation é essencial para as decisões de gestão, estratégias e negociações da empresa. Além disso, alguns motivos acabam norteando a decisão por se fazer um Valuation, como:
Investimentos: toda empresa está sujeita a receber proposta de investidores. Para uma boa negociação, é imprescindível que o empresário saiba de fato o valor da sua empresa e não tenha apenas uma estimativa;
Participação societária: sempre há a possibilidade de entrada ou saída de um sócio ou investidor. Para se estabelecer distribuição justa de capital, é preciso ter uma avaliação atualizada da empresa. Isso também minimiza conflitos entre os acionistas;
Conhecer as próprias finanças: através do cálculo do Valuation é possível conhecer exatamente a situação da organização, sua confiabilidade e adequação a questões contábeis e fiscais. É uma boa hora para corrigir possíveis erros e saber receitas, ativos e passivos da empresa, e consequentemente conhecer o faturamento e o lucro;
Projetar o futuro: com a avaliação do seu negócio é possível analisar o caminho da empresa e se as metas estão sendo atingidas. Com isso, é possível estabelecer novos objetivos e corrigir possíveis erros.
Como calcular o valor da minha empresa?
Uma das metodologias mais utilizadas para avaliar pequenos e médios negócios, o Fluxo de Caixa Descontado analisa a capacidade da empresa de gerar riqueza no futuro, em um horizonte mínimo e uma perpetuidade. Esse modelo utiliza o fluxo de caixa livre para a empresa, trazido ao valor presente, para estimar o valor justo da empresa. Esse é o método mais utilizado atualmente e possui 3 grandes etapas:
Estime seu fluxo de caixa: antecipar o fluxo de caixa para os próximos meses deve ser o ponto de partida para saber como calcular o valor de uma empresa;
Defina a taxa de desconto: ela está ligada diretamente ao risco de investimento. Para calcular isso, o conhecimento do mercado é fundamental.
Traga o fluxo de caixa ao valor presente: o último passo para saber como calcular o valor de uma empresa é trazer todos os valores, projetados e atuais, para o valor presente. Ao final dessas etapas, você conseguirá ter uma noção aproximada do valor de mercado de sua empresa, bem como o risco e as oportunidades capazes de atrair investidores para ampliação e crescimento.
Ao calcular o Valuation de sua empresa e apresentá-la a um investidor, você deve ter sempre em mente os argumentos para suas decisões e premissas utilizadas. Entenda que o valor de cada aspecto do seu negócio pode variar de investidor para investidor, dependendo da percepção dele.
Assim, o processo de Valuation não é fácil e muitas vezes passa a ser subjetivo. Nesse momento, buscar ajuda de especialistas é sempre uma boa opção. Contratar uma consultoria especializada para determinar quanto vale seu empreendimento é um ótimo investimento que retornará através da certeza, imparcialidade e maximização do valor que o negócio apresentará, além da credibilidade que a negociação trará para os envolvidos e para todo o mercado. A BLB Brasil Auditores e Consultores possui profissionais com expertise no processo de Valuation e poderá ajudar você a saber quanto vale o seu negócio.
Yuri Areco
Divisão de Gestão e Finanças
BLB Brasil Auditores e Consultores