Em tempos estáveis, o Plano de Negócios é um instrumento importante para quantificar metas e desafios e servir como plano de voo para os próximos períodos da empresa, permitindo restringir erros antes que aconteçam, identificando posicionamento da própria empresa e de concorrentes, tecnologia, situação de caixa, avanço no market share e, principalmente, tornar visíveis as oportunidades para atrair investimentos, calculando ROI, payback, TIR etc.
Vivemos um momento de extrema volatilidade no mercado, com aspectos políticos se sobrepondo ao ambiente econômico, judicialização de assuntos de governo, travas que contribuem para a manutenção do dólar com valor elevado, porém com juros baixos, acesso a crédito e investidores ávidos por identificar boas oportunidades de investimentos.
2021 e 2022 serão anos de elevado risco econômico no Brasil, mas também de enormes oportunidades. É mais fácil ter resultados elevados em períodos de instabilidade econômica (veja o caso de 2019 e 2020). Alguns bancos de grande porte nos EUA começam a não aceitar depósitos em valores altos, por não ter onde aplicar. Com a injeção de U$$ 3 trilhões, ficará pior.
Não só o Brasil, mas o mundo está passando por tempos turbulentos. Vale lembrar que a inflação dos EUA de 1994 a 2020 foi de quase 80%. Que o PIB do Brasil em 2020 só perdeu para a China, que teve aumento, e EUA, dentre os 10 maiores países do mundo, a previsão de crescimento do PIB brasileiro para 2021 é de 3,5%. A dívida sobre o PIB do Brasil está na média dos 10 maiores países. A taxa de juros precisa subir, pois estamos com juros negativos de dois pontos percentuais ao ano. E a inflação IPCA para 2021 é de 5% ao ano.
E é neste ambiente conturbado que as empresas necessitam ter um Plano de Negócios atualizado, de forma que possam enxergar as oportunidades, minimizar riscos, e deixá-las atraentes aos olhos dos stakeholders.
Diminuir riscos, adaptar os rumos e evitar erros são um dos principais propósitos da construção de um Plano de Negócios. Quando você delimita os seus anseios em longo e médio prazos, você também consegue prever o que será necessário em cada etapa de crescimento da companhia. É como se fosse uma bússola que sempre indica o caminho a seguir.
A pandemia vai passar, e nesse meio-tempo sabe-se de muitos investimentos represados, ansiosos para sua execução, e quem deixar para se preocupar com os planejamentos após a pandemia vai perder um precioso tempo.
Você já pensou onde a sua empresa vai estar daqui a 5, 10 ou 20 anos? Entenda qual é e onde se encaixa o seu objetivo de crescimento. Ter muitos clientes, aumentar a receita, ampliar a área de atuação, diversificação de produtos ou serviços, ter o lucro como objetivo principal e não uma consequência? Mais que isso, o plano ajuda a enxergar o seu negócio de fora, entendendo seus pontos fortes e fracos, bem como ameaças e oportunidades que precisam ser previstas.
O Plano deve ser visto como um planejamento que tem como principal função nortear as decisões do empreendedor. Nele são descritos os objetivos da empresa, quais os melhores caminhos a serem seguidos, a viabilidade, a estratégia, o mercado, a gestão financeira e de marketing.
Alguns acreditam que um Plano de Negócio serve apenas para modelar empresas ou produtos em fase inicial. De fato, ele é importante para quem está prestes a abrir um negócio, mas o modelo vale também para aqueles que já estão no mercado e querem ampliar, redesenhar o empreendimento ou se reposicionar aos olhos da realidade de mercado com suas intensas mudanças.
Não é só sobre eliminar riscos em uma fase inicial, mas, sim, evitá-los diariamente. É preciso estar sempre atento aos resultados existentes; são eles que guiam a performance e o crescimento da sua empresa, mesmo que isso signifique repensar planos já discutidos e aprovados.
Nenhum consultor externo saberá mais da sua empresa que você, porém a vantagem é que ele reúne um importante conjunto de experiências práticas vividas em organizações de diversos portes e, principalmente, conhece os desdobramentos e as consequências de medidas adotadas em outras empresas.
O Grupo BLB Brasil tem ajudado muitas empresas a aperfeiçoar seus Planos de Negócios e na identificação de caminhos e oportunidades, produzindo documentos com extremo profissionalismo, devidamente fundamentados, caracterizando um diferencial importante na abordagem aos candidatos a investidores. Conte conosco!
José Rita Moreira
Sócio-diretor de Gestão e Finanças
Parabéns pelas matérias publicadas , muito uteis no dia a dia