Como elaborar um Relatório Anual da Administração

Como elaborar um Relatório Anual da Administração

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Entre os inúmeros documentos, obrigatórios ou não, essenciais para o bom exercício de uma empresa está o Relatório Anual da Administração. Mas você sabe como elaborar? Quais os benefícios? Preparamos este artigo para que você entenda o que deve conter nesse relatório e a importância dele para sua empresa.

Em um momento em que os bens intangíveis, como pesquisa, tecnologia, marca e pessoas, estão cada vez mais valorizados no mercado, tanto como os números apresentados pela empresa, a importância da elaboração do Relatório Anual da Administração segue essa mesma predisposição.

Como o documento mescla elementos técnicos com dados explicativos e informações mais descritivas, ele tem uma comunicação mais abrangente com os stakeholders, clientes, investidores e funcionários. Dessa maneira, demonstra as ações realizadas e expectativas futuras de uma empresa.

Mas em que consiste o Relatório Anual da Administração?

O Relatório Anual da Administração expõe todos os resultados de uma empresa, incluindo as atitudes e o comportamento da sua administração durante o ano. Informações sobre os objetivos e políticas da empresa também compõem o documento.

Embora não faça parte das demonstrações, sua exigência em empresas de capital aberto e a obrigatoriedade da sua divulgação ocorrem de acordo com a Lei n.º 6.404/1976, alterada pela Lei n.º 10.303/ 2001 no art. 133.

É uma espécie de prestação de contas da administração e uma das principais fontes de informação de uma empresa. Por meio do relatório, são apresentadas também estratégias para o seu crescimento, sustentadas nas bases financeira, social e ambiental da companhia.

A qualidade e a transparência das informações contidas no Relatório Anual da Administração são de suma importância para as percepções dos stakeholders e, como consequência, podem influenciar na captação de investidores.

 

Padronização do Relatório

Não só no Brasil, mas no mundo todo, existe uma preocupação quanto à complexidade na formulação dos relatórios. Muitos deles apresentam narrativas e números complexos que dificultam seu entendimento por parte de clientes, investidores e acionistas.

Embora haja uma movimentação mundial no sentido de conduzir o relatório de forma mais funcional, como a iniciativa da Federação Internacional de Contadores – IFAC, que já instituiu um projeto de apresentação dos relatórios, ainda não se tem um formato claro e padronizado para tanto.

O que se tem visto como tendência global é que esses documentos apresentem realmente dados menos financeiros e técnicos e mais qualitativos e analíticos.

O que deve conter no Relatório?

Ao elaborar o Relatório Anual da Administração, deve ser certificado que as informações nele contidas apresentam de fato e de forma real a situação da empresa naquele período.

É importante também, para o cumprimento da sua função, que o documento apresente, além dos números atuais, projeções e indicativos de ações futuras. Isso é fundamental para que as ações a serem propostas possam ser baseadas em elementos concretos e seguros.

Como ainda não existe um padrão correto de formular os relatórios, ele possui uma norma mais flexível e pode variar conforme o modelo de negócio. Porém, de forma geral, os documentos devem conter dados que abrangem qualquer categoria empresarial.

O Relatório Anual da Administração pode ser simples. Nesse caso, ele apresenta informações e documentos relativos às Demonstrações Financeiras, como forma de cumprir uma obrigação legal. Porém, ele pode ser abrangente, detalhando e dividindo as informações quantitativas de forma mais explicativa e com previsões futuras.

Seguem algumas das informações cruciais contidas em um Relatório Anual da Administração mais completo:

  • Realidade econômica do mercado em que a empresa atua;
  • Estatísticas gerais e determinantes;
  • Apontamentos de qualidade e produtividade;
  • Políticas social e ambiental utilizadas pela empresa e questões de responsabilidade social;
  • Incremento tecnológico;
  • Posição em relação ao mercado concorrente;
  • Perspectivas e ações relacionadas ao futuro do negócio;
  • Programas de ampliação.

Dicas para elaborar um Relatório Anual da Administração

Já vimos aqui que um Relatório Anual da Administração deve conter dados numéricos e informações qualitativas. Por se tratar de um documento completo e extenso, esses elementos precisam ser bem comunicados para o melhor entendimento dos interessados.

O primeiro passo é elaborar um esqueleto do relatório para apresentar as informações. Divida em tópicos e combine os números com análises contextuais, procurando manter uma linguagem clara e objetiva.

Apresentamos a seguir, 7 dicas fundamentadas em concepções de investidores que facilitarão a construção de um relatório:

  1. Estratégia: utilize uma estratégia que sustente o relatório e contextualize suas práticas e execuções.
  2. Recursos: demonstre suas capacidades e recursos primordiais e relacionamentos de que sua empresa necessita para criação e sustento de valor.
  3. Além dos números: identifique o funcionamento do caixa, obtenção de financiamentos e como são realizados os investimentos. Apresente também a quantidade de tributos pagos e como eles afetam o negócio.
  4. Fatores externos: resultados exibidos devem estar contextualizados de acordo com a tendência de mercado.
  5. Sustentabilidade e riscos: explane sobre o entendimento das oportunidades e dos riscos, demonstrando se o crescimento do negócio acontece de forma sustentável. Nem todos os riscos relativos ao negócio devem ser explanados, evidencie somente os principais.
  6. Práticas de governança corporativa: apresente relatórios de governança com ações do conselho, além das funções e interações dos seus membros.
  7. Projetos futuros: demonstre as ações de curto, médio e longo prazo necessárias para o bom desenvolvimento dos negócios. Embase essas ações em números e projeções.

Quem deve elaborar o Relatório?

Como o Relatório Anual da Administração reúne informações de diversas frentes da empresa, sua elaboração deve ser realizada pela equipe gestora em parceria com o setor contábil da empresa. Porém, a ajuda de profissionais especializados em gestão, finanças e tributos na sua confecção é muito importante.

O Grupo BLB Brasil possui equipe com expertise para auxiliar na elaboração do Relatório Anual da Administração possibilitando que esse documento atenda de forma mais completa os anseios dos stakeholders.

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