Em meio a um cenário de crescente competitividade, o termo plano de carreira tem feito parte não apenas do vocabulário dos colaboradores, mas também das empresas.
Todo gestor deveria saber que o plano de carreira auxilia a corporação a ter melhor eficiência e bons números no final do mês. Além disso, essa ferramenta também permite que a marca se torne respeitada e sólida por meio dos seus colaboradores.
As novas gerações buscam oportunidade de desenvolvimento e na maioria das vezes optam por empresas que proporcionem desenvolvimento pessoal e tecnológico, desde que as regras de crescimento estejam claras, e que consigam vislumbrar os degraus de crescimento.
Mas como utilizar o plano de carreira da melhor forma e alcançar resultados satisfatórios?
Plano de carreira: o que é?
O plano de carreira é um planejamento profissional utilizado para conquistar melhores condições no trabalho e crescer profissionalmente. No decorrer do tempo e com o surgimento de novas oportunidades, o plano passa por várias modificações.
Qual sua importância?
Pessoal e profissionalmente, o plano de carreira contribui positivamente na vida dos colaboradores.
Ao oferecer um planejamento aos profissionais, a empresa oferece também segurança e proporciona um ambiente favorável ao trabalho. Isso tudo contribuirá para o aumento da produtividade e a manutenção de talentos na companhia.
Além disso, outra vantagem do plano de carreira é a aproximação de gestores e colaboradores, o que cria parcerias e maior dinâmica, resultando mais uma vez em melhor desempenho.
Outro benefício é a redução de investimentos com recrutamento, seleção e treinamentos aos novos colaboradores. Isso porque há menos troca de pessoas, ou seja, baixo turn over.
Na vida pessoal do profissional, o planejamento também afeta positivamente porque com os objetivos profissionais definidos, fica mais fácil conciliar os objetivos pessoais.
Quando implantar?
O planejamento de carreira pode ser implantado por diversos fatores e em diferentes momentos. O ideal é que seja implantado como uma ferramenta preventiva de gestão de pessoas para evitar a desmotivação e desligamentos.
Como elaborar um plano de carreira?
Normalmente os planos de carreira envolvem a presença do departamento de Recursos Humanos, gestores das áreas e os próprios colaboradores.
Avalie se o funcionário tem visão de futuro, se sabe onde quer estar em 5, 10 anos. Quais são seus objetivos profissionais? Qual cargo ele almeja conquistar?
Ao conhecerem os objetivos do colaborador, os gestores devem indicar quais pontos vão ajudá-lo na conquista do sonho. Também é importante indicar quais são os pontos negativos que podem atrapalhá-lo.
Por fim, ajude o profissional a traçar as metas necessárias para obter êxito em seu plano de carreira. Dê feedbacks e o estimule demonstrando como as habilidades dele irão contribuir com o crescimento da organização.
Devo implantar na minha empresa?
O plano de carreira é uma ferramenta para engajar colaboradores interessados em crescer profissionalmente dentro da própria empresa, gerando ainda mais resultados positivos e comprometimento. Portanto, ele é indispensável em organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
Mas para implantar um bom planejamento, é preciso observar quais critérios e detalhamentos das competências que devem ser desenvolvidas. Para ajudar a sua empresa com todo o processo, a BLB Brasil oferece o serviço de Plano de Carreira. Conheça!
José Rita Moreira
Sócio-diretor da Divisão de Gestão e Finanças
Grupo BLB Brasil