Manter uma boa gestão do tempo é difícil. Mas é sempre bom lembrar que não gerir bem esse valioso recurso atrapalha não só sua produtividade, como também a sua saúde. Portanto, fique atento para conseguir melhorar sua gestão do tempo e ser mais produtivo com algumas dicas úteis.
Como conseguir uma melhor gestão do tempo?
Crises de pânico, ansiedade alta e até mesmo depressão. Esses são os resultados do estresse gerado nas pessoas devido à má organização do tempo. Mas como resolver essa situação e conquistar qualidade de vida?
Conseguir melhorar sua gestão do tempo não necessariamente quer dizer que você terá que fazer horas extras. Comece adotando atitudes simples no seu dia a dia, que farão toda a diferença.
Quais são seus desperdiçadores de tempo?
Sim, todos têm algum desperdiçador de tempo que impede a realização das tarefas mais urgentes e importantes. A falta de organização é o mais famoso deles. Uma mesa de trabalho limpa e organizada, por exemplo, vai te ajudar na hora de procurar aquela pasta com os arquivos daquele processo importante. E a organização vale também para o computador. Exclua arquivos que não são mais necessários e coloque os itens que você não pode perder em um HD externo ou na nuvem.
Outro desperdiçador de tempo, mas nem sempre visto dessa forma, são as reuniões. Não que você não deva mais participar delas. Se organize e anote os assuntos que devem ser abordados. Mantenha à risca os tópicos a serem abordados e só saia do roteiro caso sobre tempo no fim da reunião.
A lista de desperdiçadores de tempo pode ser gigantesca: procrastinação, não saber dizer não quando já está cheio de outras coisas para fazer e por aí vai. E nem é preciso falar do uso sem moderação das redes sociais, né? Cabe a você eliminar ou diminuir ao máximo essa lista de coisas que tomam o seu tempo.
Você usa apps para gerenciamento do tempo?
A tecnologia pode ser uma inimiga quando coloca à sua disposição desperdiçadores de tempo tão irresistíveis como as redes sociais. Porém, ela pode ser sua melhor amiga ao oferecer inúmeros apps que te ajudam a gerenciar o tempo. Cabe a você escolher.
Dentre as opções estão aplicativos mais conhecidos como o Evernote, que te ajuda a organizar ideias off-line e achados on-line. Outros aplicativos auxiliam na organização de contatos espalhados por sua agenda telefônica, e-mail e redes sociais. O Smartr coloca todas as informações das pessoas com quem você convive em um só lugar e mostra o histórico de interações que você teve com cada uma delas. Viu um artigo interessante na internet mas está sem tempo de ler agora? O Instapaper salva esses artigos para você ler depois.
É claro que aqui cabe o bom senso. Não adianta nada baixar inúmeros aplicativos que no fim das contas servirão apenas como uma coisa a mais a se checar. Escolha dois que melhor atendam seus requisitos.
Conhece o Getting Things Done?
Getting Things Done (GTD) é uma metodologia de produtividade criada pelo americano David Allen, que diz que as pessoas não precisam de mais tempo, mas sim de mais espaço para pensar e para falar as coisas certas com as pessoas certas.
Basicamente, a metodologia GTD é dividida em cinco passos que têm o objetivo de deixar a mente livre para criar. O primeiro deles é “capturar”. Aqui você pode usar um caderno de anotações ou um gravador para capturar ideias tanto para o trabalho como para a vida pessoal. Logo depois, é a vez de “esclarecer”. Os pensamentos e ideias capturados podem ser colocados em prática? Se sim, já decida quando poderão ser realizados e os coloque em uma lista.
O terceiro passo é “organizar”. Crie listas de categorias como: ligações a fazer, e-mails a enviar entre outros. “Refletir” é o quarto passo. Sempre olhe suas listas para determinar o que será feito em seguida e as revise semanalmente para retirar delas coisas a serem feitas ou então adicionar novas tarefas. O objetivo é limpar sua mente. “Engajar” é o último passo. Resultado de todo o processo anterior, aqui você pode usar suas próprias ferramentas para colocar as ações em prática com confiança.
Com todas essas dicas, com certeza o gerenciamento do seu tempo será muito mais efetivo, o que resultará em mais produtividade. Compartilhe este texto com seus colegas e colaboradores para que eles também sejam mais produtivos.