O exame para ingressar no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) deve ser realizado na segunda quinzena de agosto.
No início de fevereiro, a Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica (CAE) – Perícia Contábil reuniu-se na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para concluir o edital e elaborar as questões da prova.
O exame terá 52 questões, sendo duas discursivas e as demais de múltipla escolha. Para aprovação, o candidato deve alcançar 30 pontos na questões objetivas e 30 pontos nas questões dissertativas.
Exame para perito contábil
Até 31 de dezembro de 2017, a inscrição no CNPC poderá ser feita por comprovação de experiência em pelo menos um trabalho pericial ou pela aprovação exame. Porém, a partir de janeiro de 2018, a inscrição só poderá ser feita com aprovação na prova.
O CNPC foi criado em março de 2016. Seu objetivo é oferecer à sociedade e à Justiça uma relação de profissionais qualificados para atuar em perícias contábeis. Com o cadastro, o juiz e qualquer cidadão têm condições de identificar, de maneira rápida, o perito, sua especialização profissional e a localização geográfica em que ele atua. A participação do contador no Cadastro é voluntária.