Com o passar do tempo, o conceito de chefe foi perdendo força, dando espaço para o líder — figura muito mais empática e motivadora, que transmite a ideia da empresa viva, ou seja, um organismo empresarial que é formado por pessoas distintas com sentimentos e motivações variadas. Assim, os gestores necessitam aprender a liderar.
A figura clássica de chefe que se estabeleceu no mercado é daquele tipo arrogante e autoritário, que não ouve a opinião de seus funcionários e ama dar ordens. É preciso aprender a ser um líder eficiente para transmitir respeito, motivação e confiança a seus colaboradores, buscando sempre o melhor de cada um — e não passar a imagem de chefe aos profissionais que colaboram com a evolução da empresa.
Um bom líder é capaz de lidar com as características de cada um, enquanto um chefe ignora suas peculiaridades pessoais e trata a todos igualmente. Por isso, é preciso se desenvolver, mergulhar em autoconhecimento e estar em um processo de constante evolução para otimizar, cada vez mais, o aprendizado e sua capacidade de liderar.
Confira a seguir 5 dicas práticas sobre como ser um líder e deixar de ser chefe:
1 – Tenha conhecimento de seus erros e acertos
Eis uma atitude típica de um chefe: ele dificilmente assumirá seus erros, pois sempre culpa alguém ou algum setor por suas falhas.
O primeiro pensamento que um líder precisa ter em mente é que ele também erra. Ter esse pensamento garante uma postura mais estável, pois, assim como em qualquer negócio, assumir riscos é o primeiro passo para atingir grandes resultados. Dessa forma, o profissional saberá exatamente como lidar com a situação.
Um erro muito comum cometido por jovens em cargos de liderança é achar que, ao assumir a responsabilidade de uma determinada situação de conflito, passará a seus colaboradores a imagem de que é incapaz de liderar a empresa.
2 – Saiba ouvir seus colaboradores
Saber ouvir os profissionais que fazem sua empresa prosperar é uma das atitudes que todo bom líder deve ter. Ao contrário dos chefes, que muito falam e nada ouvem, uma liderança efetiva é baseada em confiança, em querer que o colaborador sinta que seu papel é crucial dentro da empresa.
Por conta disso, é essencial ouvir a opinião dos profissionais de todos os departamentos — saber, na opinião deles, o que mais funciona e o que deixa a desejar no ambiente de trabalho, quais seriam as principais atitudes que tomariam caso fossem líderes, entre outras coisas.
Dessa forma, além de recolher informações que gerarão valor às tomadas de decisão, o líder saberá como sua imagem está perante os demais, podendo fazer uma autoanálise do que pode ser melhorado em sua gestão.
3 – Seja verdadeiramente interessado por seus colaboradores
Conheça suas histórias, suas paixões, reconheça suas principais habilidades, seus principais pontos fracos e trabalhe em todos eles. O papel do líder é buscar, individualmente, o melhor de cada um envolvido em seu time, com o intuito de trazer o melhor dos colaboradores para o objetivo da empresa.
Para isso, é preciso saber como ser um líder que se relaciona com os demais de forma sincera, motivando e orientando em caso de necessidade. Assim, a liderança será capaz de identificar os maiores talentos da empresa, como também os pontos mais fracos que podem ser trabalhados em um departamento específico.
Um chefe só se interessa por seus colaboradores mais valiosos, ou seja, que trazem mais retorno à organização. Assim, deixam de aproveitar todo o potencial que o time tem a oferecer.
4 – Carregue a bandeira da empresa
Isso quer dizer que o líder sempre deverá tomar suas decisões baseando-se no que vai ser melhor para a empresa no geral, e não para grupos individuais dentro da organização.
Em contrapartida, um chefe pensa primeiro nele e depois na cultura organizacional de seu negócio, tomando decisões que geralmente o beneficiarão, deixando a própria instituição e os profissionais envolvidos em segundo plano.
5 – Esteja em constante evolução
O chefe pensa que conhece o bastante e, por isso, não precisa se atualizar. Porém, assim como é muito importante praticar o autoconhecimento, uma boa liderança também é formada por qualificação contínua — seja na base de estudos, pesquisa de mercado, palestras, cursos etc. É necessário que o líder busque sempre se aprimorar em prol da organização, como também motivar os seus colaboradores a fazerem o mesmo.
Chefe x Líder: comportamentos diferentes em situações parecidas
A melhor forma para distinguir as duas funções dentro de uma empresa é perceber suas atitudes para saber se é um líder ou um chefe que está à frente da organização. Para isso, basta comparar as seguintes situações:
- Um chefe toma todas as decisões, enquanto o líder delega autoridade sem abrir mão dela;
- Um chefe raramente assume a responsabilidade quando comete um erro, enquanto o líder chama a responsabilidade para si e ainda se compromete a trabalhar naquela solução;
- Um chefe fala de forma autoritária com seus “funcionários”, gerando um ambiente desconfortável para eles — enquanto o líder mantém uma boa comunicação com seus colaboradores, sabendo falar com educação, mesmo em situações onde é exigido mais dureza;
- O chefe fala dos resultados de sua empresa como se fossem seus; ao contrário do líder, que atribui o sucesso como resultado de um departamento, não deixando de dar crédito aos responsáveis pelo trabalho bem executado;
- O chefe é aquele que não ouve ninguém — apenas suas ideias e suas posições é que devem ser levadas em consideração —, enquanto o líder sempre está aberto ao diálogo e ao feedback dados pelos colaboradores;
- E, por fim, o chefe é aquele que gera medo e que “trava” seu funcionário, enquanto o líder motiva e estimula o desenvolvimento de seu colaborador.
Ao longo de sua carreira, você deve ter topado com muitos chefes e alguns líderes. E agora que leu algumas dicas muitos importantes sobre como ser um líder, chegou a hora de implantá-las em sua empresa.
Muito interessante a matéria sobre LIDER E CHEFE, entendo que todos que estão na condição de liderança, tomem contato com a matéria. Parabéns
A evolução demonstra que atualmente o líder está mais próximo dos liderados o que permite uma melhor gestão