Com a missão principal de preservar o patrimônio da empresa, para que seja utilizado de forma coerente e alcançar todos os objetivos estimados, a Auditoria Interna é um serviço que traz muitas vantagens às empresas. Com ela será possível avaliar os processos de gerenciamento, os riscos e os resultados obtidos das operações, demonstrando sua real condição contábil e financeira aos funcionários, acionistas e fornecedores.
O objetivo geral da Auditoria Interna é auxiliar a empresa junto aos controles internos, financeiros e contábeis, orientando e indicando os melhores procedimentos em relação a esses trabalhos. Suas funções se estendem ainda à responsabilidade de sugerir melhores formas de trabalho auxiliando na definição de decisões e fechamento de negócios.
O trabalho geralmente é realizado por um funcionário ou equipe da própria empresa, mas existe a possibilidade da Terceirização da Auditoria Interna.
O que faz o Auditor Interno?
As atividades do auditor interno estão ligadas ao trabalho da empresa como um todo, ou seja, sua função permeia todas as áreas que envolvem a administração. Seu trabalho é contínuo por meio de exames periódicos e relatórios que demonstram o estado geral que se encontra a empresa. Dentre suas responsabilidades estão:
- A aplicação dos controles contábeis, operacionais e financeiros, bem como sua revisão e avaliação;
- Garantir o cumprimento das normas, planos e estratégias;
- A análise dos procedimentos de gestão de risco;
- A avaliação do controle em relação aos ativos da empresa, além do seu resguardo;
- O fornecimento de dados e informações para auxiliar a gestão.
O auditor interno deve ter liberdade para revisar e avaliar todos os procedimentos e projetos de ordem administrativa de modo que a responsabilidade pelos mesmos se estenda aos demais membros da organização de acordo com seus encargos.
As orientações e recomendações contidas nos relatórios realizados pelos auditores devem ser seguidas para que sua função seja realmente válida. Dessa forma, seu trabalho será importante e fundamental para o desenvolvimento e prosperidade do negócio.
Entenda mais sobre a auditoria independente e a sua influência na valorização de negócios.
Isenção e independência do Auditor
Como sua função se caracteriza por uma atuação em várias áreas e departamentos da empresa, o auditor interno deve apresentar total imparcialidade e isenção no exercício da sua profissão.
A independência é fundamental, pois pode ocorrer de o trabalho do auditor não ir de encontro à forma e postura de um determinado profissional ou departamento, por exemplo. O auditor é um funcionário da empresa, mas não deve estar subordinado a quem cujo trabalho esteja sendo analisado.
Ele também não deverá se influenciar por pressões e relacionamentos pessoais. Assim, é adequado que as conclusões de seus trabalhos sejam reportadas diretamente à alta administração.
Por que terceirizar a Auditoria Interna?
Nem sempre um funcionário consegue ser totalmente isento em suas obrigações, embora o auditor interno deva apresentar essa qualidade. Esse é um dos motivos para que a empresa ou companhia busque ajuda por meio da terceirização. Por não possuir qualquer vínculo, os auditores contratados podem avaliar dados, documentos e empregados com segurança e total isenção.
Mas imparcialidade não é o único motivo para a terceirização desse serviço. As constantes mudanças no mercado e as cobranças de implantação de boas práticas de governança corporativa exigidas por órgãos reguladores fazem com os auditores estejam sempre habituados e atualizados. O que muitas vezes não acontece com um auditor interno que é funcionário da empresa, por não ter acesso contínuo a esses conhecimentos.
Mais motivos para a terceirização
– Profissionalismo: uma empresa especializada é muito mais profissional, pois oferece recursos para avaliar riscos, sugerindo melhorias e soluções embasadas em sua experiência, já que possui profissionais de áreas específicas de acordo com o que está sendo avaliado;
– Diminuição nos gastos: contratar uma equipe muitas vezes despende menos custos com encargos trabalhistas ou até mesmo no caso de grandes empresas que possuem escritórios em cidades diferentes em que são necessários gastos com viagem e hospedagem.
Quem contratar?
Somente será vantajosa a terceirização da auditoria interna se a empresa contratada for realmente capacitada para tal finalidade.
A BLB possui profissionais altamente capacitados e especializados oferecendo um projeto de Terceirização de Auditoria Interna adequado às necessidades e exigências de cada cliente.