A NBC TG 1000, conhecida como a norma de pequenas e médias empresas, foi revisada pela primeira vez e traz diversas mudanças.
Dentre elas está a possibilidade de adoção da norma pela primeira vez, a partir do exercício do próximo ano, sem penalidades. Estão submetidas à regra todas as empresas com receita bruta inferior a R$ 300 milhões e ativos inferiores a R$ 240 milhões.
Outra mudança é o esclarecimento de que todas as subsidiárias adquiridas com intenção de venda ou alienação dentro de um ano serão excluídas da consolidação. A revisão da norma também orienta como contabilizar e divulgar essas subsidiárias. Outra novidade é a possibilidade de mensurar títulos patrimoniais pelo valor justo.
Norma de pequenas e médias empresas
A NBC TG 1000 foi publicada em 2010, durante o processo de convergência das normas brasileiras às internacionalmente aceitas. Em 2015, o Conselho Internacional de Contabilidade realizou uma revisão abrangente na regra. Por isso, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) também promoveu a atualização no Brasil.
Devem seguir a NBC TG 1000 (R1) todas as empresas que não são obrigadas a fazer prestação de contas públicas, independente da opção tributária ou do tipo jurídico.