Foram publicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no último dia 4 de julho, no Diário Oficial da União (DOU), as seis primeiras Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria Independente (NBC TA) que figuram o Novo Relatório do Auditor Independente (NRA).
O NRA é formado por padrões internacionais – International Standards on Auditing (ISAs) – emitidos pela Federação Internacional de Contabilidade. A tradução dos ISAs foi realizada em trabalho conjunto do CFC e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).
Após a tradução, as normas contábeis passaram por audiência pública e foram aprovadas em reunião plenária as NBCs a seguir:
– NBC TA 260 (R2) – Comunicação com os Responsáveis pela Governança;
– NBC TA 570 – Continuidade Operacional;
– NBC TA 700 – Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis;
– NBC TA 701 – Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria no Relatório do Auditor Independente;
– NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente; e
– NBC TA 706 – Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente.
O Novo Relatório do Auditor Independente deverá ser utilizado nas auditorias de demonstrações contábeis para períodos que se encerrem em 31 de dezembro de 2016 ou data posterior.
O Novo Relatório do Auditor Independente
Visando trazer mais transparência para as informações das empresas auditadas, o NRA estabelece mudanças para o padrão até então usado.
Para que os dados sejam passados de forma mais objetiva, informativa e relevante, o novo modelo trará o parágrafo com a opinião do auditor no início do relatório. Também serão apontados os principais assuntos de auditoria em documentos relacionados a empresas listadas na bolsa.
Saiba mais sobre as mudanças no relatório de auditoria com este artigo.