a
Ação
Acionista
Adotante pela primeira vez
Título de propriedade representado por parte do capital social de uma empresa do tipo sociedade anônima.
Um dos proprietários de parte das ações e do patrimônio líquido de uma empresa. Acionistas majoritários são aqueles que detêm pelo menos metade das ações e mais uma ação. Já os acionistas minoritários são aqueles que detêm as demais ações e não possuem direito a voto e o controle da companhia.
De acordo com o CPC 37, entidade que apresenta suas primeiras demonstrações contábeis em IFRS, as Normas Internacionais de Contabilidade.
Ágio
Amortização
Ativo
Termo empregado pelas áreas contábil, financeira e fiscal que representa o valor a mais pago por um título, bem, empresa ou outro, quando comparado a seu valor original ou de mercado.
No sentido financeiro, significa eliminar ou diminuir dívida através de pagamento. Já na área contábil, a amortização reflete a perda de valor de um bem ou direito intangível, que faz parte do ativo permanente, com o passar do tempo.
Nome dado ao conjunto de bens, valores e direitos de uma pessoa ou empresa. Dentro do patrimônio da organização, os ativos são apresentados como sua conta devedora, sendo que a credora é formada pelos passivos.
Auditoria
Auditar é monitorar operações, processos, documentos e outras fontes de informação para controlar sua autenticidade. Na contabilidade, esse acompanhamento visa avaliar a conformidade das demonstrações financeiras de acordo com as normas contábeis adotadas no Brasil.
b
Balanço patrimonial
Base de cálculo
Bens
Documento que relata a situação financeira de uma empresa dentro de um período específico. Leva em conta fatores quantitativos e qualitativos, apresentando ativos, passivos e o Patrimônio Líquido da empresa.
Valor econômico sobre o qual incidem porcentagens e cálculos. Como exemplo, podemos citar o cálculo do valor que um colaborador demitido deverá receber da empresa, que é feito sobre o valor base referente a seu salário.
Tudo que pode ser avaliado, que possui valor financeiro. Variação: Bens de Consumo, são bens não duráveis consumidos pela empresa, como combustível e material de escritório; Imobilizados, são duráveis, como imóveis e veículos; Intangíveis são diferentes por não ter uma existência física, como marcas, fórmulas e direitos autorais, entre outras variações.
Bolsa de valores
Bonificação
Centro de negociação de valores e títulos (ações) de empresas de capital aberto que tem o objetivo de organizar e fiscalizar as diversas operações de compra e venda.
Pagamento feito pela empresa aos acionistas ou funcionários, em forma de ações ou dinheiro. Na gestão, a bonificação pode representar o reconhecimento por metas alcançadas ou participação nos lucros da organização.
c
Caixa
Capital
Capital aberto
O dinheiro em espécie disponível na empresa.
Soma de recursos ou valores acumulados que possibilitam que a empresa produza novos valores e riquezas.
Assim é chamado o capital de uma empresa (sociedade anônima) que tem seu capital social dividido em ações que são livremente negociadas no mercado de ações.
Capital de giro
Capital social
CNPJ
Reserva de valores ou recursos utilizados para cobrir as necessidades operacionais da empresa. É o montante necessário para que a organização cumpra suas obrigações financeiras permitindo que os negócios aconteçam.
Representa o patrimônio líquido inicial de uma empresa. É o valor inicial investido pelo(s) proprietário(s) e figura no Contrato Social do negócio.
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica reúne as informações cadastrais de empresas e é administrado pela Receita Federal do Brasil.
Coaching
COFINS
Compliance
Palavra em inglês que pode ser traduzida como “treinamento”. Ela se refere a uma série de metodologias para guiar um profissional através de sua carreira de maneira que alcance seus objetivos.
A Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social, instituída pela Lei Complementar n° 70, de 30 de dezembro de 1991, é um tributo devido por pessoas jurídicas e destinado para atividades das áreas de saúde, assistência social e previdência.
Conjunto de disciplinas para fazer cumprir normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio ou atividades da instituição ou empresa.
Conta
Contrato social
Cota
Registro das movimentações contábeis. Podem ser Patrimoniais, referentes ao Ativo e Passivo; e de Resultados, referentes aos custos, despesas e receitas.
Documento pelo qual a organização se configura pessoa jurídica. Requer registro na Junta Comercial da unidade federativa onde a empresa exercerá atividades ou no Cartório de Registro de Títulos e Documentos dependente de seu tipo de constituição.
Unidade mínima de valor referente ao capital social de uma sociedade limitada que tem seu capital assim dividido (em quotas). A sociedade anônima, por sua vez, tem seu capital dividido em ações.
Credit scoring
Crescimento escalável
CSLL
Processo de ranqueamento de crédito efetuado para analisar riscos perante possíveis transações financeiras entre empresas, como vendas e financiamentos.
Quando uma empresa pode crescer sem que as novas demandas prejudiquem seu valor ou qualidade dos produtos/serviços oferecidos.
A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é um tributo devido pelas pessoas jurídicas e destinado ao financiamento da Seguridade Social. Foi instituído pela lei n° 7.689/88.
Custo
Todos os gastos envolvidos na prestação de serviços, fabricação de produtos e venda de mercadorias.
d
Debênture
Déficit
Depreciação
Captação de recursos por meio de títulos, emitidos por empresas a fim de financiar projetos, assegurando aos seus detentores (compradores do título) o direito de crédito contra a companhia emissora.
Representa o saldo negativo de operações financeiras.
Perda de valor de um bem físico, integrante do ativo imobilizado, com o passar do tempo. Pode ser ocasionado por desgaste, perda de utilidade decorrente do uso, obsolescência ou ação natural.
Deságio
Despesas
DFC
Termo usado nas áreas financeira, contábil e fiscal que representa o valor a menos pago por um título, bem, empresa ou outro, quando comparado a seu valor original ou de mercado.
Gastos que contribuem indiretamente para a geração de receita. São todos aqueles que não estão relacionados diretamente ao processo de transformação ou produção de bens e serviços, estes são classificados como custos.
Sigla para Demonstração do Fluxo de Caixa. Indica o fluxo de entradas e saídas de dinheiro da empresa em um período.
DIPJ
DIRF
Disclosure
A Declaração de Informações Econômico-fiscais é uma obrigação acessória junto à Receita Federal do Brasil, imposta às pessoas jurídicas contribuintes das seguintes obrigações principais: Imposto de Renda (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A partir de 2015, relativo ao ano-calendário de 2014, as informações dessa declaração foram incorporadas pela Escrituração Contábil Fiscal (ECF), que é uma nova obrigação acessória de mesmo fim.
Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte emitido pela empresa na qualidade de fonte pagadora para informar à Receita Federal valores retidos na fonte, pagamentos a residentes no exterior, rendimentos isentos e não-tributáveis de pessoas físicas e jurídicas domiciliadas no Brasil e pagamentos a planos de assistência à saúde coletivos.
Divulgação de informações, números e análises que visa trazer transparência para os relacionamentos entre a empresa e seus clientes, fornecedores, investidores e outros stakeholders.
Dividendo
DMPL
DRE
Parte do lucro líquido que é pago ao(s) acionista(s) após o encerramento de cada exercício. Esse termo é empregado particularmente nas sociedades anônimas (SA), cuja obrigação é o pagamento de pelo menos 25% sobre os lucros apurados nos termos da Lei 6.404/76. Nas sociedades limitadas, o termo equivalente é a distribuição de lucros e não há previsão de distribuição mínima, a menos que sejam adotadas supletivamente as normas aplicáveis às companhias abertas, o que é facultativo.
Sigla para Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Documento que esclarece a movimentação do patrimônio líquido em determinado período.
A Demonstração do Resultado do Exercício informa o resultado das atividades da empresa em um período específico sendo, geralmente, de 12 meses.
Due Diligence
Dumping
Duplicata
Também conhecida como auditoria ou investigação para compra, trata-se de um conjunto de análises e avaliações detalhadas de uma determinada empresa para identificar pontos críticos e relevantes normalmente envolvendo processo de negociação de empresa. Geralmente abrange todas as áreas, tais como: financeira, contábil, tributária, trabalhista, jurídica, societária, operacional, ambiental e regulatória, entre outras.
Palavra inglesa que significa “esvaziar”. Visa a eliminação parcial ou total da concorrência em determinado mercado interno ou externo, mediante a prática de preços muito abaixo dos praticados por outros players.
Título de crédito resultado do pagamento de mercadoria ou recebimento de serviço. Sua emissão é realizada pelo credor para o devedor.
DVA
O Demonstrativo de Valor Adicionado é uma demonstração contábil que informa o valor agregado gerado pela empresa em um período específico. Atualmente é obrigatória somente para as companhias de capital aberto. Traz em seu bojo informações que importam sobretudo para a sociedade.
e
ECF
Entidade
Escalabilidade
Escrituração Contábil Fiscal. Nova obrigação acessória eletrônica de pessoas jurídicas. Substitui a Declaração de Informações Econômico-fiscais (DIPJ) e complementa as informações da Escrituração Contábil Digital (ECD). Deve ser entregue em setembro do ano seguinte ao ano-calendário cujos dados são apresentados.
Organismo econômico particular que possui identidade à parte da dos proprietários e gestores (pessoas que fazem parte da organização) com intuito de produção de bens ou serviços, sem fins lucrativos. Pode ser uma entidade filantrópica, de classe, religiosa, educativa, cultural etc.
Capacidade de uma empresa ou sistema de crescer sem perder qualidade ou valor. Isso envolve atender novos clientes ou demanda de dados sem prejudicar a performance.
Estoque
EVP
Exaustão
É formado por bens tangíveis que são destinados à venda ou uso, sejam matérias-primas, produtos em elaboração ou já acabados. É a mercadoria que uma empresa tem à disposição para comercializar e faz parte de seus ativos.
A sigla em inglês para Employee Value Proposition representa os valores e a missão da empresa, além do que é oferecido ao colaborador.
Perda de valor ocorrida da exploração de recursos naturais, como minérios ou florestas, ou bens utilizados nessa exploração.
Exercício social
Extracontábil
Espaço de um ano (12 meses) em que acontece a publicação das demonstrações contábeis de uma empresa. Em relação ao Imposto de Renda, é chamado de período-base de apuração da base de cálculo do imposto devido ou período fiscal.
O que não está na contabilidade, o que não necessariamente significa que não esteja relacionado à contabilidade. Normalmente esse termo é utilizado para se referir a controles complementares e auxiliares da contabilidade. Ou seja, controlado à parte, extracontábil.
f
Factoring
Fair Value
Fato contábil
Atividade de incentivo comercial que envolve o recebimento imediato de valores que deveriam ser recebidos no futuro, por meio da venda de créditos para a empresa de factoring. Não é empréstimo nem financiamento.
Do inglês, significa “valor justo”. É o valor pelo qual um patrimônio pode ser negociado entre partes interessadas e independentes entre si, levando em conta o mercado no momento da negociação.
Acontecimentos ou ocorrências que alteram a composição do patrimônio de uma empresa, seja qualitativa ou quantitativamente.
Faturamento
FGTS
Fluxo de caixa
Total de receita de bens ou serviços vendidos em um determinado período.
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É constituído de contas abertas em nome de cada trabalhador onde os empregadores depositam mensalmente uma alíquota que incide sobre o salário, acrescida de atualização monetária e juros. Foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa.
Instrumento que programa todas as entradas e saídas de recursos financeiros para períodos futuros. É uma das principais ferramentas financeiras para gerenciamento da empresa.
Folha de pagamento
Documento obrigatório preparado pela empresa que relata os valores devidos aos funcionários e respectivos encargos.
g
Ganho de capital
Gestão
Goodwill
É relacionado com o imposto sobre a renda, representado pela diferença entre o valor de aquisição/compra e o de transferência/venda de um bem imóvel ou móvel, como participações em empresas, terrenos, carros e outros, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.
Atividade de administrar, estudar e sistematizar as práticas implementadas em uma empresa visando o atingimento de resultados.
Segundo o CPC, é o ágio por expectativa de rentabilidade futura. Normalmente se justifica em função da capacidade de um ativo adquirido gerar lucros.
Governança corporativa
Grau de exigibilidade
GRRF
Sistema pelo qual um modelo de gestão é aplicado em organizações. É o conjunto de ações, recomendações, relacionamentos desenvolvidos entre proprietários, conselhos, diretorias e órgãos de controle que visem facilitar o acesso a capital, o crescimento e a longevidade da empresa. Também pode ser entendida como conjunto de regras de governo ou regras que servem para governar em uma empresa.
Refere-se ao prazo, mínimo ou máximo, em que as contas de uma empresa devem ser quitadas, seu vencimento. Também pode ser dito como “nível de exigibilidade”.
É a Guia de Recolhimento Rescisório, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que permite resgatar o FGTS e os valores relativos ao mês de rescisão do contrato.
h
Holding
Honorários
Sociedade holding, cujo termo é importado, basicamente é aquela que participa do capital de outras sociedades em níveis suficientes para controlá-las, podendo se estruturar sob qualquer tipo societário personificado.
Remuneração paga a profissionais, geralmente, por serviços prestados.
i
ICMS
IFRS
IGP-M
Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. É um imposto não cumulativo, ou seja, em cada etapa da circulação de mercadorias ou prestação de serviços sujeita ao ICMS ele é novamente calculado sobre o valor da venda e descontado o que se pagou na compra, até o consumidor final. Atualmente, esse importo é da competência dos Estados, o que o torna um dos mais complexos do sistema tributário brasileiro.
Trata-se de uma sigla em inglês para International Financial Reporting Standards e representa um dos padrões contábeis internacionais.
Índice Geral de Preços do Mercado. É calculado mensalmente e usado como um parâmetro confiável para operações financeiras, como indicador de tarifas e correção de contratos de aluguel e títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e depósitos bancários, por exemplo.